PPGCOM - Mestrado (Dissertações)
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Navegando PPGCOM - Mestrado (Dissertações) por Autor "Biondi, Angie Gomes"
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Item O corpo criança em fotografias do Instagram da Reuters.(2021) Lage, Nádia Nunes; Santos, Ana Carolina Lima; Santos, Ana Carolina Lima; Biondi, Angie Gomes; Silva, Karina Gomes Barbosa daO presente trabalho pretende investigar modos de ver e narrar o mundo possibilitados pela figuração visual do que está sendo chamado de corpo-criança, posta em fotografias que tiveram significativo interesse do público ao serem publicadas pela maior agência de notícias internacional do mundo, a Reuters, em seu perfil da plataforma de rede social Instagram (https://www.instagram.com/reuters). A pesquisa parte de uma discussão teórico-conceitual a fim de vislumbrar o corpo-criança, considerando as demarcações advindas da hifenização proposta: corpo que dá a ver a criança do modo como tem sido concebida socialmente, permitindo diferenciá-la. Corpos esses que são instituídos em estruturas simbólicas passíveis de engajar afetos, assinalar condições, estimular percepções e condutas – que geralmente figuram refletindo infâncias. O referencial bibliográfico levantado também faz possível assimilar a relação da sociedade com a imagem e sua articulação com a imaginação, sendo possível avistar configurações histórico-sociais que culminaram no advento da fotografia e sua afirmação contemporânea. Destaca-se nesse percurso o posicionamento do fotojornalismo, cuja articulação com a ideia de acontecimento conforma-se protagonista do elo entre fotografia e discurso. Através de análise empírica, na articulação dos dois eixos teóricoconceituais, busca-se a possibilidade de observar como o corpo-criança opera na comoção, atuando como condição discursiva e vetor das significações. Pretende-se, ademais, apontar discursividades visuais que rondam o corpo-criança, percebendo o que essas fotografias, colocadas em relação, podem revelar.Item The Handmaid’s Tale e a emergência de uma situação comunicacional.(2022) Araújo, Aryanne de Oliveira; Silva, Karina Gomes Barbosa da; Silva, Karina Gomes Barbosa da; Biondi, Angie Gomes; Mendonça, Felipe Viero Kolinski MachadoO intuito desta pesquisa é analisar as condições temporais e materiais que tornaram possíveis a emergência da primeira temporada de The Handmaid’s Tale enquanto uma situação comunicacional. A série de televisão foi lançada em 2017 pelo canal on-demand Hulu, criada por Bruce Miller e inspirada no livro homônimo de 1985 escrito por Margaret Atwood. A narrativa apresenta um futuro distópico em que um estado autoritário, teocrático e patriarcal estabelece uma nova ordem dominante na República de Gilead. A análise que propomos situa a série na conjuntura histórica em que é produzida, veiculada e recebida, bem como os modos como ela incorpora as posições políticas e ideológicas das leituras feministas sobre a sociedade e as lógicas e operações do patriarcado sobre os corpos femininos. Apresentamos os principais conceitos de tempo que dialogam com o caráter distópico da série e seu embaralhamento temporal. Discutimos sobre a expansão da televisão e sua complexidade narrativa bem como as lógicas patriarcais do cinema e seus modos de espectatorialidade no que concerne à concepção, exibição e consumo de corpos femininos em cena. Ao final, evidenciamos os embaralhamentos das instâncias temporais, as disposições dos corpos em cena e suas aberturas de leitura para o contexto que circunda a série e as questões que ela suscita sobre o atual momento. The Handmaid’s Tale encontra-se em um jogo de poderes, entre reforçar estéticas e fetichismos machistas do audiovisual, assim como o de levantar a questão das violências de gênero, dando luz ao sombrio contexto de ressurgimento de pautas radicais de direita no poder, luz essa que nos serve de aviso, de alerta de incêndio em nosso presente.