PPGCOM - Mestrado (Dissertações)
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Navegando PPGCOM - Mestrado (Dissertações) por Autor "Bianco, Nelia Rodrigues Del"
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Item A comunicação pública da ciência das TVs universitárias de Minas Gerais no contexto da desinfodemia.(2023) Barros, Kelen Maria Ribeiro de; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Bianco, Nelia Rodrigues Del; Souza, Marcelo Freire Pereira deA presente proposta de pesquisa tem o objetivo de identificar o exercício de Comunicação Pública da Ciência pelas 23 TVs universitárias de Minas Gerais registradas no Mapa 4.0 da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) dentro do contexto da desinfodemia, termo que descreve a desinformação sobre a Covid-19 (POSETTI; BONTCHEVA, 2020a). Para tal finalidade, foi realizado o método da cartografia, um dos seis princípios do rizoma, teoria filosófica do modelo epistemológico apresentado por G. Deleuze e F. Guattari (1995). Por meio de pistas do método (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009), como gestos atencionais (KASTRUP, 2009) e acompanhamento de processos (BARROS; KASTRUP, 2009), buscou-se ainda a identificação dos elementos da comunicação universitária na mídia televisão; da forma como as TVUs se organizam e os seus produtos; e dos espaços que as emissoras ocupam no contexto da Ecologia das Mídias (STRATE; BRAGA; LEVINSON, 2019). O trabalho cartográfico desenvolvido se baseia em dois momentos principais: na aplicação de questionários enviados às TVUs encontradas e na análise de uma amostra de programas produzidos pelas emissoras mineiras que participaram da pesquisa. Com um retorno de cerca de 65% destas TVUs, descobriu-se assim que 86,6% delas trabalharam na produção de conteúdos com a temática coronavírus dentro da perspectiva da divulgação científica, uma das estratégias de CP da Ciência (BUENO, 2010). Além disso, foi constatado que nas seis mesorregiões de Minas Gerais que se destacaram com o registro de pelo menos uma TVU de acordo com o Mapa 4.0 da ABTU houve o exercício de Comunicação Pública da Ciência, uma vez que os programas produzidos por elas atenderam às necessidades de interesse público (ZÉMOR, 2012), de apropriação dos aparatos tecnológicos e posterior tradução dos processos científicos para o público leigo (BRANDÃO, 2012), e de diálogo (ou de busca por ele) com a comunidade por meio do modelo de participação pública que a CP da Ciência envolve (CALDAS, 2011). Isso só foi alcançado porque todas as 15 TVUs mineiras que foram cartografadas estão dentro do panorama de Ecologia das Mídias se fazendo unanimamente presentes em alguma plataforma de mídia social que viabiliza a interação direta com os telespectadores.Item Sinaloa aprende en casa : educação pelo rádio durante o período pandêmico da Covid-19 nas comunidades indígenas de Sinaloa, México.(2022) Ceniceros Manjarrez, Lorena Ilia; Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Nair Prata Moreira; Capsitrano, Ismar; Bianco, Nelia Rodrigues DelA presente pesquisa se propõe a mostrar os movimentos que envolve o governo mexicano para garantir o acesso à educação e verificar, especificamente, se o programa Sinaloa Aprende en Casa, através do rádio, e enquanto ferramenta emancipatória, proporciona a universalização da educação, como estabelece a Constituição Federal do México na atenção às comunidades indígenas de Sinaloa, afetadas pela falta de recursos econômicos e digitais durante o período da pandemia da Covid-19 em 2020. Para tanto, baseamo-nos no discurso emancipatório proposto por Paulo Freire (1978) para poder explicar as estratégias implementadas pelo governo do Estado de Sinaloa, México, em comunidades indígenas, como alternativa pedagógica durante o primeiro período escolar em 2020 durante a pandemia da Covid-19, reconhecer a teoria metodológica em relação a uma educação emancipatória e descrever a maneira como o programa Aprende en Casa constrói o conteúdo especificamente durante esse período de emergência. Utilizaremos uma metodologia mista para uma melhor compreensão do nosso objeto de estudo, fazendo uso de métodos qualitativos que pemitem a obtenção de dados descritivos, utilizando como instrumentos para contrução de dados entrevistas semiestruturadas realizadas junto à agência encarregada de projetar e operar programas de educação para o Estado de Sinaloa e às rádios participantes do programa governamental Sinaloa Aprende en Casa.