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Título: Resistência e segurança de barras em perfis formados a frio submetidas à força cortante.
Autor(es): Costa, Frederico Borges
Orientador(es): Freitas, Marcílio Sousa da Rocha
Brandão, André Luis Riqueira
Palavras-chave: Cisalhamento
Método da resistência direta - MRD
Ação do campo de tração - ACT
Flambagem - mecânica - pós-flambagem
Confiabilidade - engenharia - First Order Second Moment - FOSM
Data do documento: 2023
Membros da banca: Freitas, Marcílio Sousa da Rocha
Brandão, André Luis Riqueira
Souza, Flávio Teixeira de
Vieira, Washington Batista
Referência: COSTA, Frederico Borges. Resistência e segurança de barras em perfis formados a frio submetidas à força cortante. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre a resistência e a segurança de barras de perfis formados a frio submetidas à força cortante. Os principais objetivos são o estudo das equações de projeto com ênfase no Método da Resistência Direta (MRD) e a análise da confiabilidade estrutural. Na norma brasileira o MRD está previsto para os casos de compressão e flexão, mas para força cortante ainda não foi incorporado. Inicialmente, foi realizado um estudo do erro do modelo da formulação da norma brasileira, do MRD especificado na norma norte-americana, e de uma proposta no formato MRD desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Queensland. Desta forma, foram selecionados da literatura resultados experimentais de vigas de seção aberta relativamente curtas, priorizando o esforço cortante, contendo enrijecedores transversais nos locais de carga concentrada de alma para evitar falha por web crippling. O uso de enrijecedores transversais de alma nos protótipos resultam numa resistência pós-flambagem devido ao aumento da eficiência da ação do campo de tração (ACT) no plano da alma. Observou-se uma relativa discrepância na resistência ao cisalhamento nas vigas ensaiadas, das diferentes referências, provavelmente devido a certas especificidades na disposição dos enrijecedores transversais de alma, influenciando a eficiência da ACT. A sobreposição dos dados de ensaios em relação às curvas de resistência ao cortante mostrou que a formulação de projeto negligenciando a ACT é muito conservadora. No entanto, a consideração da ACT no MRD leva a melhores resultados. Na sequência, foram aplicados os métodos de confiabilidade FOSM, FORM e Simulação de Monte Carlo. Os índices de confiabilidade (β) foram calculados para as combinações de ações das normas norte- americana e brasileira. Os valores de β obtidos mostraram certa uniformidade, e mesmo quando foram inferiores aos índices de confiabilidade alvo, os desvios foram moderados. No processo de calibração da norma brasileira, o coeficiente de ponderação da resistência (γ) de 1,15 estaria adequado, caso uma das opções deste estudo no formato do MRD fosse adotada.
Resumo em outra língua: This work presents a study on the strength and safety of cold-formed steel sections subjected to shear forces. The main objectives are to investigate design equations with an emphasis on the Direct Strength Method (DSM) and analyze structural reliability. In the Brazilian standard, DSM is provided for compression and bending cases, but not yet for shear forces. Firstly, in order to achieve the stated main objectives, a study was conducted on the model error formulation in the Brazilian standard, the DSM specified in the American standard, and a proposed DSM format developed by researchers from the University of Queensland. Thus, experimental results of relatively short open section beams were selected from the literature, prioritizing shear force, containing transverse stiffeners at concentrated load locations in the web to prevent web crippling failure. The use of transverse stiffeners in the prototypes results in a post-buckling strength due to increased efficiency of the tension field action (TFA) in the web plane. A relative discrepancy in shear strength was observed in the tested beams from different references, probably due to certain specificities in the arrangement of transverse web stiffeners, influencing the efficiency of the TFA. The overlap of test data with shear strength curves showed that the design formulation neglecting the TFA is overly conservative. However, considering the TFA on DSM showed better results.In the subsequent part of this work, the reliability methods FOSM, FORM, and Monte Carlo Simulation were applied. Reliability indexes (β) were calculated for load combinations according to the American and Brazilian standards. The obtained β values exhibited a certain uniformity, and even when they were lower than the target reliability indexes, the deviations were moderate. In the process of calibrating the Brazilian standard, a resistance factor (γ) of 1.15 would be appropriate if one of the options presented in this study in the DSM format were adopted.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17739
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/11/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.
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