Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16153
Título: Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira.
Título(s) alternativo(s): To understand the open veins of Brazil and the Brazilian people : the presence of critical interculturality and decoloniality in the production of Portuguese for Foreigners material
Autor(es): Dutra, Anelise Fonseca
Souza Junior, Plinio Carvalho de
Data do documento: 2021
Referência: DUTRA, A. F.; SOUZA JUNIOR, P. C. de. Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro: a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 25, n. 2, p. 242-258, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/35945>. Acesso em: 06 jul. 2022.
Resumo: Este artigo tem como objetivo a análise das partes de um material didático de Português como Língua Estrangeira (PLE) dedicadas ao ensino de cultura / interculturalidade. Para tanto, nos ancoramos em um suporte teórico que abrange os estudos sobre interculturalidade (Byram, 1997), em especial a interculturalidade crítica (Walsh, 2009; Byram, 1997), e decolonialidade (Quijano, 2005; Walsh, 2009)), estudos esses que apontam para a necessidade da abordagem de problemas sociais em sala de aula. Após a análise do material didático e discussão, chegamos à conclusão de que é perfeitamente possível e aconselhável abordar os problemas sociais do Brasil nas aulas de PLE por meio de materiais autênticos e gêneros diversos.
Resumo em outra língua: The objective of this article is to analyze parts of a Portuguese for Foreigners material that is dedicated to the teaching of culture / interculturality. We have as our theoretical support the studies of interculturality (Byram, 1997), especially critical interculturality (Walsh, 2009; Byram, 1997), and decoloniality (Quijano, 2005; Walsh, 2009). These studies point to the need of approaching social problems in our language classes. After the analysis and discussion of the teaching material, we concluded that it is not only possible but also advisable to discuss Brazilian and foreigner social problems using authentic material from different genres.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16153
DOI: https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35945
ISSN: 1982-2243
Licença: Este artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EntenderVeiasAbertas.pdf663,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.