Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9540
Título: | Epistemologia e educação étnico-racial : análise dos manuais didáticos do Ensino Fundamental de Mariana-MG. |
Título(s) alternativo(s): | Epistemology and ethnic-racial education : analysis of textbooks of the Elementary School of Mariana-MG. |
Autor(es): | Silva, Marcelo Donizete da |
Palavras-chave: | História do negro na educação Ciências da educação Políticas educacionais Epistemologia e educação |
Data do documento: | 2017 |
Referência: | SILVA, M. D. da. Epistemologia e educação étnico-racial: análise dos manuais didáticos do Ensino Fundamental de Mariana-MG. Revista Pedagógica, v. 19, n. 40, p. 172-195, 2017. Disponível em: <https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3749>. Acesso em: 16 jan. 2018. |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar as teorias educacionais contemporâneas e seus desdobramentos no processo de difusão da cultura étnico-racial. Buscou-se desenvolver um estudo criterioso sobre os manuais didáticos de História do Brasil e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. A metodologia desenvolvida foi de análise bibliográfica acerca das teorias que congregam a proposta política e pedagógica dos parâmetros curriculares nacionais (PCNs), no que é referente à história da cultura Africana e sua interface com a educação brasileira, e esta análise será desenvolvida no campo, no contexto das escolas de Mariana/Minas Gerais (MG). O referencial teórico é de cunho histórico-crítico que envolve as áreas de: Teorias e História da Educação do Negro no Brasil. Espera-se com esta pesquisa contribua com a análise crítica sobre: a História do Negro no Brasil; seus desdobramentos ideológicos no tocante à formação da população negra; na perspectiva emancipadora das relações étnico-raciais no país; e na crítica à leitura ideológica da educação proposta pelas teorias educacionais. |
Resumo em outra língua: | This article aims to analyze about the contemporary educational theories and their unfolding in the process of diffusion of the ethnic-racial culture. We tried to develop a careful study on the didactic manuals of History of Brazil and Portuguese Language of Elementary School. The methodology developed was a bibliographical analysis about the theories that bring together the political and pedagogical proposal of the national curricular parameters (NCPs) in what refers to the history of African culture and its interface with Brazilian education, and this analysis will be developed in the field, in the context of the schools of Mariana/ Minas Gerais (MG). The theoretical reference is of a historical-critical nature that involves the areas of: Theories and History of Black Education in Brazil. It is hoped that this research contributes with the critical analysis on: the History of the Negro in Brazil; Ideological developments in the formation of the black population; In the emancipatory perspective of ethnic-racial relations in the country; And in critique the ideological reading of education proposed by educational theories. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9540 |
DOI: | http://dx.doi.org/10.22196/rp.v19i40.3749 |
ISSN: | 1984-1566 |
Licença: | O periódico Revista Pedagógica permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1091>. Acesso em: 11 mar. 2020. |
Aparece nas coleções: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EpistemologiaEducaçãoEtnico.pdf | 576,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.