Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8979
Título: | Proposta de uma configuração para o ensino de ciências comprometido com a ação política democrática. |
Autor(es): | Coutinho, Francisco Ângelo Figueirêdo, Kristianne Lina Silva, Fábio Augusto Rodrigues e |
Palavras-chave: | Ação política Ensino de ciências Realidades colaterais Transdisciplinaridade |
Data do documento: | 2016 |
Referência: | COUTINHO, F. A.; FIGUEIRÊDO, K. L.; SILVA, F. A. R. Proposta de uma configuração para o ensino de ciências comprometido com a ação política democrática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, p. 380-406, 2016. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935>. Acesso em: 25 ago. 2017. |
Resumo: | Este é um artigo teórico e programático que fixa relações entre a aprendizagem do conhecimento científico e a ação política democrática. Inicialmente, apresenta uma tendência na filosofia da educação que se preocupa com a aprendizagem de conteúdos e a vida social e política do estudante. Ao mesmo tempo, procura-se mostrar que, no caso do gerenciamento do conhecimento científico, a efetivação desta proposta é uma necessidade urgente, uma vez que a ciência produz e faz circular conhecimentos que têm profundos impactos na sociedade. Em seguida, uma proposta metodológica para o tratamento do conhecimento científico e a ação política democrática é delineada. Questões sobre o aperfeiçoamento da proposta, sobre formação de professores e sobre os tempos e espaços para o exercício da democracia na escola são colocadas nas considerações finais. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8979 |
DOI: | http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v9n1.2935 |
ISSN: | 1982-873X |
Licença: | Os trabalhos publicados no periódico Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 fev. 2020. |
Aparece nas coleções: | DEBIO - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_PropostaConfiguraçãoEnsino.pdf | 671,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.