Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8979
Título: Proposta de uma configuração para o ensino de ciências comprometido com a ação política democrática.
Autor(es): Coutinho, Francisco Ângelo
Figueirêdo, Kristianne Lina
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Palavras-chave: Ação política
Ensino de ciências
Realidades colaterais
Transdisciplinaridade
Data do documento: 2016
Referência: COUTINHO, F. A.; FIGUEIRÊDO, K. L.; SILVA, F. A. R. Proposta de uma configuração para o ensino de ciências comprometido com a ação política democrática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, p. 380-406, 2016. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2935>. Acesso em: 25 ago. 2017.
Resumo: Este é um artigo teórico e programático que fixa relações entre a aprendizagem do conhecimento científico e a ação política democrática. Inicialmente, apresenta uma tendência na filosofia da educação que se preocupa com a aprendizagem de conteúdos e a vida social e política do estudante. Ao mesmo tempo, procura-se mostrar que, no caso do gerenciamento do conhecimento científico, a efetivação desta proposta é uma necessidade urgente, uma vez que a ciência produz e faz circular conhecimentos que têm profundos impactos na sociedade. Em seguida, uma proposta metodológica para o tratamento do conhecimento científico e a ação política democrática é delineada. Questões sobre o aperfeiçoamento da proposta, sobre formação de professores e sobre os tempos e espaços para o exercício da democracia na escola são colocadas nas considerações finais.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8979
DOI: http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v9n1.2935
ISSN: 1982-873X
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 fev. 2020.
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PropostaConfiguraçãoEnsino.pdf671,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.