Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/741
Título : | Algoritmos simulated annealing e GRASP para o planejamento de aulas de um departamento. |
Autor : | Martins, Alexandre Xavier Castro, Raphael Reis Mauro de Souza, Marcone Jamilson Freitas |
Palabras clave : | Programação de horários em escolas Simulated annealing |
Fecha de publicación : | 2009 |
Citación : | MARTINS, A. X.; CASTRO, R. R. M. de; SOUZA, M. J. F. Algoritmos simulated annealing e GRASP para o planejamento de aulas de um departamento. Rev. Eletrônica Produção & Engenharia, v. 2, n.1, p.24-33, jan-jul. 2009. Disponível em: <http://www.fmepro.org/ojs/index.php/rpe/article/view/199>. Acesso em: 17 ago. 2012. |
Resumen : | Este trabalho trata do problema de programação de horários em escolas. Dada sua natureza combinatória, ele é resolvido por meio de dois algoritmos metaeurísticos, um baseado em Simulated Annealing e outro em GRASP. Ambos possuem parâmetros auto-adaptativos, dispensando, assim, a calibragem destes. Para testálos são utilizados dados reais do departamento de uma universidade. São apresentados resultados computacionais, comparando-se as soluções produzidas pelos algoritmos propostos com aquelas geradas manualmente pela instituição de ensino. Os resultados obtidos mostram a eficiência dos métodos desenvolvidos perante as soluções manuais e a superioridade do Simulated Annealing, em comparação com o GRASP para as instâncias tratadas. |
URI : | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/741 |
metadata.dc.identifier.uri2: | http://www.fmepro.org/ojs/index.php/rpe/article/view/199 |
ISSN : | 19839952 |
Aparece en las colecciones: | DECOM - Artigos publicados em periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_AlgoritmosSimulatedAnnealing.pdf | 916,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.