Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/5742
Título: | Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula : a percepção de alunos do Ensino Médio. |
Título(s) alternativo(s): | Ideological aspects and power relations in the classroom : perceptions of secondary school students. |
Autor(es): | Matos, Daniel Abud Seabra Kaitel, Alexandre Frank Silva Cirino, Sérgio Dias Nascimento, Silvania Sousa do Munford, Danusa |
Palavras-chave: | Relações de poder Sala de aula Análise crítica do discurso |
Data do documento: | 2012 |
Referência: | MATOS, D. A. S. et al. Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula: a percepção de alunos do Ensino Médio. Educação Unisinos, v. 16, n. 2, p. 179-188, maio/ago. 2012. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2012.162.10/973>. Acesso em: 29 out. 2015. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do discurso realizada a partir de entrevistas com alunos de instituições de ensino de Belo Horizonte, enfocando aspectos ideológicos e relações de poder presentes na sala de aula. Seu referencial teórico consiste nas contribuições de Fairclough oriundas do campo da Análise Crítica do Discurso. Dez alunos da primeira série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas foram entrevistados (quatro meninos e seis meninas). Após a transcrição, foram selecionados excertos que abordavam relações de poder na sala de aula. Identificamos tendências predominantes no discurso dos alunos, elaborando as seguintes categorias: (a) papel do professor, (b) avaliação, (c) padrões de interação discursiva, (d) individualismo. Ficou evidenciada uma ambivalência no discurso dos alunos sobre as relações de poder na sala de aula. A constituição intertextual do discurso dos alunos aponta tanto para um discurso de democratização do ensino e relações de poder igualitárias, quanto para um discurso de relações de poder assimétricas. |
Resumo em outra língua: | The goal of this study is to present a discourse analysis of interviews with students of secondary schools in Belo Horizonte (Southeast Brazil). Its focus is the ideological aspects and power relations present in the classroom. The theoretical framework is the contribution of Fairclough to the field of Critical Discourse Analysis. Ten students (four boys and six girls) of public and private secondary institutions have been interviewed. After transcribing the interviews, we selected quotations that address power relations in the classroom. Based on trends that we identifi ed in the students’ discourse, we propose the following categories: (a) role of the teacher; (b) assessment; (c) patterns of discursive interaction, (d) individualism. There is evidence of ambivalence in the students’ discourse about power relations in the classroom. The intertextuality of the students’ discourse points to a discourse of democratization at school and more egalitarian relations between teacher and students, as well as to a discourse of asymmetric power relations. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5742 |
ISSN: | 2177-6210 |
Licença: | Os trabalhos publicados na Educação Unisinos estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Educação Unisinos <http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 fev. 2017. |
Aparece nas coleções: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_AspectosIdeológicosRelações.pdf | 589,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.