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Título: "O que diacho é tarefa?" : etnomodelagem e etnomodelos da produção de arroz em Amarante no Piauí.
Autor(es): Rodrigues, Luciano de Santana
Orientador(es): Rosa, Milton
Palavras-chave: Agricultura familiar
Etnomatemática
Matemática
Arroz - cultivo
Teoria fundamentada em dados
Data do documento: 2024
Membros da banca: Rosa, Milton
Melo, Elisângela Aparecida Pereira de
Deodato, André Augusto
Referência: RODRIGUES, Luciano de Santana. "O que diacho é tarefa?" : etnomodelagem e etnomodelos da produção de arroz em Amarante no Piauí. 2024. 426 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.
Resumo: Esta pesquisa foi conduzida com 10 agricultores familiares, 3 (três) funcionários da prefeitura municipal e 1 (uma) membra do sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Amarante, no estado do Piauí. A pesquisa se justifica pela necessidade de valorização de saberes e fazeres matemáticos locais que, muitas vezes, não são abordados, em salas de aula, na Educação Básica. Assim, o principal objetivo deste estudo é compreender como os conhecimentos etnomatemáticos relativos ao cultivo de arroz, da agricultura familiar, podem ser etnomodelados por meio da elaboração de etnomodelos, visando o desenvolvimento dos conteúdos de áreas, volumes e estimativas. Os objetivos específicos são: a) identificar os artefatos culturais e as unidades de medidas de áreas e volumes utilizados pelos agricultores familiares de Amarante-PI, desde o plantio até a colheita e o armazenamento de arroz para consumo ou venda, b) analisar as estratégias e as técnicas de resolução de problemas envolvendo o cálculo de área, de volume e de estimativas relacionadas com a produção de arroz, por área cultivada, por meio da elaboração de etnomodelos, c) estabelecer relações entre os etnomodelos êmicos (locais) desenvolvidos pelos agricultores familiares com os etnomodelos éticos (globais) utilizados no currículo escolar em salas de aula por meio do entendimento dessa relação dialógica (glocal). A fundamentação teórica se baseia no Programa Etnomatemática, na perspectiva sociocultural da Modelagem Matemática e na Etnomodelagem, que buscam desenvolver uma visão ampla dos saberes e fazeres matemáticos êmicos (locais) e conhecimentos matemáticos éticos (globais), relacionando-os dialogicamente por meio do desenvolvimento do dinamismo cultural. Destaca-se que este estudo qualitativo visou responder à questão de investigação: Como os conhecimentos etnomatemáticos relativos ao cultivo de arroz, da agricultura familiar, podem ser etnomodelados por meio da elaboração de etnomodelos, visando o desenvolvimento dos conteúdos de áreas, volumes e de estimativas? Para a obtenção de respostas para essa questão, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a) questionários, b) entrevistas semiestruturadas, c) grupo focal, d) observações participantes e e) diário de campo do pesquisador. Os procedimentos metodológicos foram utilizados por meio de uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados, que foi auxiliada pelo emprego da triangulação dos dados e da Fórmula do Consenso. Os dados foram analisados para identificação dos códigos preliminares na codificação aberta, bem como os resultados obtidos foram interpretados por meio da identificação e elaboração das categorias conceituais, na codificação axial. Esses procedimentos iniciais de coleta e análise de dados possibilitou a obtenção de respostas para a questão de investigação e, também, para a validação e confiabilidade dos resultados que foram obtidos nesta pesquisa. Os resultados mostram que existem diversos saberes e fazeres matemáticos locais (êmicos) presentes nas práticas cotidianas dos agricultores familiares e, entre esses conhecimentos destacam-se as unidades de medidas de comprimento, área e volume/massa que possibilitam para os agricultores participantes resolverem situações-problema do dia a dia, como, por exemplo, as técnicas de cubação de terrenos que possibilitam aos agricultores o cálculo da área de diferentes formatos de terrenos como: quadriláteros, triangulares, circulares, pentagonais e hexagonais. Essa interpretação possibilitou a elaboração de etnomodelos dialógicos que podem servir como um ponto de partida para a valorização e o respeito aos saberes e fazeres desenvolvidos localmente.
Resumo em outra língua: This research was conducted with 10 family farmers, 3 (three) employees of the municipal government and 1 (one) member of the Rural Workers' Union of Amarante, in the state of Piauí. The research is justified by the need to value local mathematical knowledge and practices that are often not covered in classrooms in Basic Education. Thus, the main objective of this study is to understand how ethnomathematical knowledge related to rice production, from family farming, can be ethnomodeled through the elaboration of ethnomodels by aiming to develop the contents of areas, volumes, and estimates. The specific objectives are: a) identify the cultural artifacts and units of measurement of areas and volumes used by family farmers in Amarante-PI, from planting to harvesting and storage of rice for consumption or sale, b) analyze the strategies and problem-solving techniques involving the calculation of area, volume and estimates related to rice production, by cultivated area, through the elaboration of ethnomodels, c) establishing relations between emic (local) ethnomodels developed by family farmers with the etic (global) ethnomodels used in the school curriculum in classrooms through understanding its dialogical (glocal) approach. The theoretical foundation of this study is based on Ethnomathematics Program, Sociocultural Perspective of Mathematical Modelling, and Ethnomodelling, which seek to develop a broad view of emic (local) mathematical knowledge and practices, etic (global) mathematical knowledge by relating them dialogically through the development of cultural dynamism. It is important to emphasize that this qualitative study aimed to answer the following research question: How ethnomathematical knowledge related to rice production from family farming can be ethnomodeled through the elaboration of ethnomodels by aiming to develop the content of areas, volumes, and estimates? To obtain answers to this question, the following data collection instruments were used: a) questionnaires, b) semi-structured interviews, c) focus group, d) participant observations, and e) researcher’s field diary. The methodological procedures were used through an adaptation of the Grounded Theory, which was aided by the use of data triangulation and the consensus formula. The data were analyzed to identify preliminary codes in open coding, and the results obtained were interpreted through the identification and elaboration of conceptual categories, in the axial coding. These initial data collection and analysis procedures made it possible to obtain answers to the research question and also to validate and trust the results obtained in this research. The results show that there is a variety of local (emic) mathematical knowledge and practices present in the daily practices of agricultural family farmers and, among this knowledge, the units of measurement of length, area and volume/mass stand out, which enable participating farmers to solve daily situations, such as land cubing techniques that enable farmers to calculate the area of different land shapes such as: quadrilaterals, triangular, circular, pentagonal, and hexagonal. This interpretation of the results made it possible to create dialogical ethnomodels that can serve as a starting point for valuing and respecting knowledge and practices developed locally.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18136
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/03/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)

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