PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)

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    Investigando o raciocínio lógico matemático de alunos com altas habilidades/superdotação na perspectiva do programa etnomatemática.
    (2024) Campos, Lucas Fré; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Borges, Fábio Alexandre; Torisu, Edmilson Minoru
    Esta dissertação teve por objetivo geral investigar como a perspectiva etnomatemática pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no contexto da sala de aula. Os objetivos específicos desse estudo estavam relacionados com: a) apresentar uma definição sobre os alunos com Altas Habilidades/Superdotação como membros de um grupo sociocultural específico; b) identificar quais são as principais características que possam definir esses alunos como um grupo cultural específico; c) desenvolver ações pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática conforme os pressupostos do Programa Etnomatemática; e d) entender a maneira como ocorre o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático nesses alunos com o intuito de promover a sua inclusão no ambiente escolar. De acordo com esses objetivos, este estudo buscou responder a seguinte questão de investigação: como a perspectiva etnomatemática pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático de alunos com Altas Habilidades/Superdotação em sala de aula? Com esse propósito, foi desenvolvida uma ação pedagógica estruturada nos pressupostos do Programa Etnomatemática, tendo como participantes da pesquisa 8 (oito) alunos do 6o ano e 7o ano do Ensino Fundamental matriculados na rede pública e privada de ensino de uma cidade da região dos Campos das Vertentes, no Sul de Minas Gerais, que são assistidos por um centro de atendimento para alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Também estão incluídos como participantes deste estudo 2 (dois) professores voluntários de Matemática que lecionavam para esses alunos durante a realização desta pesquisa. Além disso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: um questionário inicial e um final com os alunos participantes; uma entrevista semiestruturada inicial e uma final com os professores voluntários participantes; 3 (três) blocos de atividades e o diário de campo do pesquisador. Para a apresentação, análise dos dados obtidos e interpretação dos resultados desta pesquisa foi utilizado o design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados por meio da identificação de códigos preliminares (codificação aberta) e de categorias conceituais (codificação axial). Nesse processo, foram identificadas 4 (quatro) categorias conceituais: a) Matemática, Alunos com Altas Habilidades/Superdotação e o Contexto Escolar; b) Estratégias e Processos de Resolução de Situações-problema; c) Alunos com Altas Habilidades/Superdotação como Membros de um Grupo Cultural Distinto; e d) Ação Pedagógica do Programa Etnomatemática. Os resultados obtidos neste estudo evidenciaram que as atividades propostas em uma perspectiva etnomatemática propiciaram um ambiente enriquecedor para o ensino de Matemática para os alunos com Altas Habilidades/Superdotação, promovendo ações pedagógicas motivadoras que puderam potencializar o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático desses alunos. Além disso, esta pesquisa promoveu a visibilidade dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação, como membros de um grupo cultural distinto, que teve como objetivo ressaltar a necessidade de sua inclusão no sistema escolar e na sociedade, com o intuito de promover a justiça social em busca da paz total.
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    Desdobramentos da adesão à proposta de educação integral do estado de Minas Gerais nas práticas matemáticas interdisciplinares do projeto horta didática.
    (2024) Vieira, Márcio Gustavo; Deodato, André Augusto; Deodato, André Augusto; Sousa, Luciana Pereira de; Santos, Marli Regina dos
    No estado de Minas Gerais, a adesão de diversas escolas ao Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) tem provocado tais instituições a delimitarem algumas de suas práticas e projetos ao formato de disciplinas. Em particular, uma dessas escolas, situada em um município do interior, passou a desenvolver, a partir de 2022, o projeto interdisciplinar Horta Didática como uma de suas disciplinas do grupo de Eletivas, intitulada “Saberes que se entrelaçam, do plantio ao consumo”. Nesse cenário, insere-se a presente pesquisa de mestrado, cujo objetivo é investigar desdobramentos dessa adesão ao EMTI pela escola no Projeto Horta Didática. Para tanto, além de caracterizar marcos legais relacionados com o nosso contexto de investigação, nos ancoramos, teoricamente, em referenciais que abordam a relação público- privado na educação, bem como em autores que discutem os conceitos de disciplinarização e interdisciplinaridade. Assim, com vistas a atender nosso objetivo, realizamos uma investigação de natureza qualitativa, tendo nos valido da pesquisa documental, bem como da observação participante para a produção do material empírico. Nessa direção, por um lado, com a finalidade de apresentar o Projeto Horta antes do tempo integral, o descrevemos a partir de informações obtidas nas redes sociais da escola, bem como nos registros encontrados em documentos oficiais da instituição. Além disso, para complementar tais informações, não só realizamos entrevista com uma ex-diretora da instituição, como também recorremos a outros documentos. Por outro lado, para caracterizar o projeto a partir do tempo integral, acompanhamos uma reunião de planejamento e 13 aulas da disciplina “Saberes que se entrelaçam, do plantio ao consumo”. Os registros da reunião e das aulas se deram por meio de áudio e vídeo. Assim, elaboramos dois eixos, em torno dos quais empreendemos a análise desse material. No primeiro deles, direcionado pelo conceito de práticas, flagramos indícios de que a disciplinarização do Projeto Horta: favoreceu a descaracterização de sua finalidade; dificultou a realização de algumas de suas ações; fez com que que a sala de aula e a sala de vídeo fossem espaços mais utilizados na disciplina que o próprio espaço da horta; colaborou para sua institucionalização no âmbito da escola e mitigou os problemas relacionados ao empenho de verbas para seu financiamento. No segundo eixo, recorremos ao conceito de encapsulação, para compreender a fragilização das práticas. Além disso, nele, aventamos, ancorados na noção de insubordinação criativa, alternativas para o enfrentamento de tal encapsulação. Desse modo, apontamos como resultado, que a implantação do EMTI mostra- se complexa e revela a demanda de organização prévia de ações que considerem a natureza e as especificidades de determinadas práticas escolares preexistentes ao tempo integral.
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    Os critérios de idoneidade didática enquanto dispositivo de formação : análise de um processo formativo pautado na perspectiva da aprendizagem baseada em projetos com residentes e preceptores de matemática do programa residência pedagógica.
    (2024) Carmo, Jean Carlo Francis Wanderley Graciano do; Tinti, Douglas da Silva; Tinti, Douglas da Silva; Díaz Godino, Juan; Reis, Frederico da Silva
    A presente pesquisa enfoca as possíveis contribuições do uso dos critérios de Idoneidade Didática (ID) em um contexto formativo, especificamente dentro da perspectiva da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Este estudo visa explorar como esses critérios podem influenciar positivamente o desenvolvimento do processo de Ação e Raciocínio Pedagógico de residentes e preceptores de Matemática no Programa Residência Pedagógica (PRP). A necessidade de repensar a formação inicial de professores no Brasil emerge como uma justificativa fundamental para esta pesquisa. Ela busca aliar práticas pedagógicas inovadoras, como a ABP, com ferramentas avaliativas e reflexivas, tais como a ID e o processo de Ação Raciocínio Pedagógico (ARP), com o objetivo de contribuir para a formação de educadores mais preparados, críticos e comprometidos com a excelência educacional. Para fundamentar teoricamente este estudo, adotamos conceitos como o processo de ARP sob a perspectiva de Shulman (1986, 1987, 2015), além de enfocar o Conhecimento Didático Matemático, em particular, a ID, conforme estudos de Godino (2009, 2011) e complementados por Breda, Fonte e Lima (2015). A metodologia empregada na pesquisa foi dividida em quatro etapas principais: a apresentação da abordagem ABP, o planejamento de uma proposta baseada nessa abordagem, a avaliação da proposta desenvolvida pelos participantes do subgrupo 1 e, finalmente, a implementação de propostas educativas elaboradas por este subgrupo. As técnicas e instrumentos utilizados para a produção de dados incluíram gravações em áudio e vídeo, observações, diário de campo, registros dos participantes e grupos focais, envolvendo um preceptor e um residente do PRP do subprojeto de matemática. Os resultados obtidos indicam que o uso dos critérios de ID, dentro do contexto formativo guiado pela ABP, tem um impacto significativo no desenvolvimento do processo de ARP de residentes e preceptores de Matemática do PRP. Esses critérios, que incluem aspectos como Idoneidade Epistêmica, Cognitiva, Afetiva, Mediacional, Interacional e Ecológica, mostraram-se fundamentais para enriquecer a experiência formativa e contribuir com a qualidade do ensino em Matemática.
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    Era uma vez... uma pesquisa sobre a ação pedagógica da etnomatemática em salas de aula para o desenvolvimento da educação financeira em busca da cidadania em uma escola pública mineira.
    (2024) Souza, Gabriel Mapa de; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Kistemann Junior, Marco Aurélio; Orey, Daniel Clark
    Este estudo buscou investigar como a ação pedagógica da Etnomatemática pode auxiliar na compreensão de conteúdos matemáticos e financeiros, relacionados com a prática de Educação Financeira. A qual foi direcionada para a formação cidadã de 18 alunos de uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental, matriculados em uma escola pública municipal na região dos Inconfidentes, em Minas Gerais e, também, com a professora de Matemática dessa turma. Ancorada por referenciais teóricos associados a Etnomatemática, Educação Financeira e a Cidadania, esta pesquisa se orientou pela seguinte questão de investigação: Como a ação pedagógica da Etnomatemática pode contribuir para a compreensão de conteúdos matemáticos relacionados com a Educação Financeira que visam o desenvolvimento da cidadania dos alunos matriculados no 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal? aliada a procedimentos metodológicos referentes a uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados, cujas informações foram coletadas através de entrevistas semiestruturadas (inicial e final) com a professora de Matemática da turma, de dois questionários (inicial e final) e três blocos de atividades com os alunos, além do diário de campo do pesquisador. Desse modo, por intermédio das atividades propostas, inferiu-se que o desenvolvimento do aprendizado matemático e financeiro dos alunos participantes foi devidamente contextualizado em situações do cotidiano, na perspectiva da Etnomatemática, que contribuíram para a descentralização da prática. Uma vez que potencializou o interesse dos alunos participantes para os conteúdos propostos para a Educação Financeira, tal qual para o desenvolvimento de sua cidadania.
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    Uma ação pedagógica fundamentada na etnomodelagem com enfoque na produção artesanal de carvão vegetal na perspectiva da glocalização.
    (2024) Rabelo, Vanessa Aparecida Dutra; Orey, Daniel Clark; Orey, Daniel Clark; Fonseca, Adriano; Deodato, André Augusto
    Esta pesquisa foi conduzida em uma escola pública estadual, localizada no município de Itapecerica, em Minas Gerais, que possui em sua economia uma participação de práticas de trabalho rural, que inclui a produção de carvão vegetal artesanal. Nesse contexto, e considerando que a maioria dos alunos participantes são provenientes da zona rural, o principal objetivo deste estudo é compreender como o desenvolvimento de uma ação pedagógica fundamentada na abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para auxiliar os alunos matriculados no 1° ano do Ensino Médio na elaboração de etnomodelos relacionados com a produção artesanal de carvão vegetal originados na comunidade local na perspectiva da glocalização. Mais especificamente, complementando o objetivo geral, os objetivos específicos foram: a) Entender como os etnomodelos elaborados pelos alunos se relacionam com os saberes e fazeres matemáticos utilizados na produção artesanal de carvão vegetal por meio do desenvolvimento de uma ação pedagógica fundamentada na Etnomodelagem e b) Analisar a elaboração de etnomodelos estabelecidos no contexto social, cultural, econômico e ambiental da produção artesanal de carvão vegetal por meio da criação de atividades curriculares contextualizadas no entorno geográfico dos membros dessa comunidade local por meio do desenvolvimento de uma ação pedagógica fundamentada na Etnomodelagem. Assim, visando o alcance desses objetivos e apoiando-se no referencial teórico referente à Etnomatemática, à Modelagem e à Etnomodelagem, na Educação Matemática, mais especificamente, orientada pelas visões de D’Ambrosio e Rosa e Orey, esta pesquisa foi elaborada no intuito de buscar respostas para a seguinte questão de investigação: Como uma ação pedagógica fundamentada na Etnomodelagem pode contribuir para auxiliar os alunos do 1° ano do Ensino Médio na elaboração de etnomodelos relacionados com a produção artesanal de carvão vegetal, numa abordagem dialógica com a comunidade local? Para coletar os dados necessários para encontrar respostas para a questão proposta, a professora-pesquisadora utilizou os seguintes instrumentos: questionários (inicial e final), entrevistas semiestruturadas e blocos de atividades, além do diário de campo da professora-pesquisadora e gravações de áudios e vídeos dos momentos destinados ao desenvolvimento da proposta desta pesquisa. Os dados qualitativos foram analisados por meio da uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados, que possibilitou a identificação de categorias conceituais por meio do agrupamento dos códigos preliminares por similaridades de conceitos. A redação das categorias conceituais possibilitou a interpretação dos resultados obtidos neste estudo, cuja validade e confiabilidade dos resultados foram legitimados por meio da triangulação dos dados e da fórmula do consenso. Nessa adaptação, a codificação seletiva, a identificação de uma categoria central e a redação de uma teoria emergente não foram utilizados, pois o objetivo foi buscar respostas para a questão de investigação. Assim, essa pesquisa contribuiu para o desenvolvimento de uma ação pedagógica em sala de aula na perspectiva da Etnomodelagem ao conectar os saberes e fazeres dos produtores de carvão vegetal artesanal com os conhecimentos matemáticos aprendidos no ambiente escolar. Os resultados obtidos mostram que essas contribuições alcançaram os alunos participantes, a comunidade escolar, os produtores de carvão vegetal artesanal participantes e a professora-pesquisadora, pois conectaram diferentes perspectivas e expuseram horizontes ao oportunizar o desenvolvimento de novas possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática.
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    O canto da matemática no Mensageiro Rural : o ensino de aritmética para professores rurais na perspectiva de Helena Antipoff.
    (2024) Santos, Sérgio Geraldo dos; Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Moura, Roseli Alves de; Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Moura, Roseli Alves de; Sad, Lígia Arantes; Silva, José Fernandes da
    A presente investigação tem como objetivo analisar, na esfera da História da Educação Matemática, a partir do Mensageiro Rural, quais perspectivas de Ensino de Aritmética emergem da metodologia proposta por Helena Antipoff, advindas da coluna o Canto da Matemática, no Mensageiro Rural. Essa investigação se justifica pela importância do trabalho desta psicóloga e educadora para a Educação em Minas Gerais, bem como para a Psicologia no Brasil. Quanto à escolha do Mensageiro Rural como fonte primária de pesquisa, destaca-se a razão de ter circulado do ano de 1953 até o ano de 1985, servindo de meio para comunicar tudo o que se referia aos acontecimentos da época, nos cursos de formação rural, sobretudo acerca da Educação, auxiliando os professores do Estado de Minas Gerais, em comum acordo com os objetivos pedagógicos vigentes em diversas etapas desse longo período. A pesquisa está ancorada em uma proposta historiográfica, a qual nos convida a refletir sobre a História e suas transfigurações na concepção de uma história cultural. A proposta é tratar da relevância da contextualização de documentos, buscando compreender o texto no contexto de sua época, inclusive o significado das palavras e expressões empregadas. Temos como objetivos específicos, identificar no Mensageiro Rural, o Ensino de Aritmética compreendido entre os anos de 1953 a 1985, a partir da investigação do Mensageiro Rural, alinhado a descrever os aspectos contextuais e algumas correntes pedagógicas da época e por último, apontar as possíveis perspectivas de ensino, presentes no Canto da Matemática, evocadas acerca da Aritmética. A metodologia da pesquisa está pautada por discussões em torno das relações humanas, sociais e qualitativas do tipo documental. O campo da pesquisa foi o Museu Helena Antipoff, localizado no espaço denominado Fundação Helena Antipoff, na cidade de Ibirité- MG. Após o reconhecimento e a identificação das possibilidades de realização da investigação, nos debruçamos à produção dos dados com visitas regulares, detalhadas em nosso percurso teórico metodológico. Dentre os resultados da investigação, observamos que os Mensageiros Rurais de números 2, 3 e 4 do ano de 1953, apresentavam uma proposta metodológica para o ensino da Aritmética, mediante a utilização do material concreto (espigas de milho), publicada em uma coluna denominada O Canto da Matemática. Portanto, podemos inferir que foi possível perceber, uma proposta de ensino com a utilização de espigas de milho, para auxiliar no ensino de aritmética. A proposta metodológica contemplava noções de quantidade, paridade de números, sistema numérico decimal e, por fim, a noção concreta de números primos. Pode-se observar, que nesses exemplares encontram-se algumas orientações pedagógicas que norteava os professores, nesse ensino, com o intuito de ser trabalhada com seus alunos em sala de aula. Observamos uma reincidência de um ensino voltado à utilização de material concreto como metodologia para o Ensino de Aritmética.
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    Resolução de problemas no ensino e aprendizagem de área e perímetro : estratégias mobilizadas por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental.
    (2024) Cruz, Rodrigo de Menezes; Santos, Marli Regina dos; Santos, Marli Regina dos; Proença, Marcelo Carlos de; Torisu, Edmilson Minoru
    Esta pesquisa, que pertence a Linha de Pesquisa Processos de Ensino e de Aprendizagem de Matemática, tem sua problemática relacionada ao ensino e aprendizagem de geometria, mais especificamente aos conceitos de área e perímetro, no âmbito das possibilidades da Resolução de Problemas. Visando responder à indagação: “Quais estratégias são mobilizadas por alunos do 7o ano do Ensino Fundamental em atividades voltadas para a Resolução de Problemas baseados em situações cotidianas, com foco em área e perímetro, no processo de ensino e aprendizagem da Matemática?”, foi realizado um estudo de campo com o objetivo de descrever e, posteriormente, analisar as estratégias mobilizadas pelos alunos de uma turma do 7o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Minas Gerais, em aulas regulares da disciplina de Matemática. A discussão teórica abordada na pesquisa dialoga com autores e documentos que se voltam para o histórico quanto ao ensino de geometria; para o ensino e aprendizagem de área e perímetro na Educação Básica; e para aspectos da Resolução de Problemas enquanto uma perspectiva para o ensino e aprendizagem da Matemática. Foram propostos aos alunos três problemas centrais nos quais são destacadas situações cotidianas que podem ser tematizadas no âmbito do Ensino Fundamental, com o intuito de envolvê-los e levá-los à sistematização dos conceitos tratados. Os dados coletados nos encontros com os alunos foram transcritos e organizados em descrições, visando à análise fenomenológica. No primeiro momento dessa análise, foram identificadas as Unidades de Significado (US) que se destacaram à luz da questão diretriz, buscando evidenciar uma compreensão interpretativa do fenômeno investigado. No segundo momento, na análise nomotética, a partir dos sentidos explicitados nas US, duas categorias principais de análise foram encontradas, possibilitando articular um diálogo envolvendo aspectos teóricos da Resolução de Problemas com as US destacadas em meio aos dados coletados. Uma das categorias, denominada “As estratégias explicitadas ao longo da Resolução de Problemas envolvendo área e perímetro: planejamentos, ações e verificações”, evidencia o planejamento, as ações, os diálogos, as interações e as análises realizadas pelos alunos e que explicitam as estratégias, ou modos de proceder, visando a resolução dos problemas propostos, direcionando, assim, para os conhecimentos prévios (matemáticos ou não), as dúvidas e incertezas, o papel da manipulação dos recursos, os registros, os cálculos e operações efetuadas e demais mobilizações dos alunos que sustentaram a discussão em grupo e a aprendizagem dos conceitos tratados. A outra, “A sala de aula com vistas à exploração das estratégias de resolução dos alunos no ensino e aprendizagem de área e perímetro” aponta para aspectos pedagógicos envolvidos na proposição de uma abordagem em sala de aula que se volta para a aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas, destacando elementos importantes com vistas à exploração das estratégias mobilizadas pelos alunos, bem como a mudança de paradigma necessária quando se propõe tal abordagem. Com a pesquisa foi possível refletir sobre as estratégias que foram planejadas e implementadas antes, durante e após a busca de uma solução, promovendo o envolvimento dos grupos e a autonomia na aprendizagem dos conceitos, bem como sobre as distinções com a perspectiva de resolução que se volta para a aplicação de conceitos em problemas padrões. Também foi possível identificar a importância do trabalho em grupo para a promoção da Resolução de Problemas em sala de aula, indicando a relevância das discussões coletivas realizadas na sistematização das respostas encontradas pelos alunos, de modo a valorizar a discussão das estratégias que realizaram e as ideias, matemáticas ou não, que mobilizaram.
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    Investigando o espaço dedicado aos conhecimentos matemáticos próprios da docência em cursos de licenciatura em matemática de um instituto federal mineiro.
    (2024) Silva, Maria de Fátima Dias da; Ferreira, Ana Cristina; Ferreira, Ana Cristina; Paula, Enio Freire de; Silva, José Fernandes da
    O presente estudo investiga se e como os conhecimentos matemáticos próprios da docência participam da formação inicial de professores de Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática ofertados por um Instituto Federal de Minas Gerais. Ele foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1: Formação de Professores que ensinam Matemática, do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa que se fundamenta na literatura referente aos conhecimentos matemáticos próprios da docência, mais especificamente, nas noções de matemática acadêmica e matemática escolar desenvolvidas por Moreira e colaboradoras e no modelo teórico do conhecimento matemático para o ensino desenvolvido por Ball e colaboradores. A coleta de informações e a produção de dados envolveram documentos (ementas, matrizes curriculares e Projeto Pedagógico do Curso) dos três cursos de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal em estudo, respostas dadas a um questionário e entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro docentes deles. Os dados foram triangulados e analisados à luz do referencial teórico. Os resultados indicam que predomina nos Projetos Pedagógicos dos Cursos estudados uma compreensão da Matemática como sendo a matemática acadêmica (entendida como única e universal). Ainda que as matrizes curriculares, ementas e bibliografias básicas das disciplinas dessas Licenciaturas estejam em consonância com as normativas legais, observam-se poucas oportunidades de mobilização de conhecimentos matemáticos para o ensino. Mesmo nas disciplinas da Educação Matemática, nas de Estágio Supervisionado ou naquelas voltadas para a Prática como Componente Curricular, verifica-se certo distanciamento das discussões próprias da matemática escolar e certa ênfase na promoção de metodologias, técnicas e abordagens para o ensino de conteúdos. A análise também evidenciou que os docentes vêm de uma formação pautada na lógica do modelo 3+1 e parecem perceber a matemática acadêmica como central na formação de professores de Matemática, entendendo-a como o “conhecimento específico” da Licenciatura em Matemática. Porém, todos(as) se mostraram envolvidos com a formação dos futuros professores, preocupando-se tanto com a construção dos conhecimentos matemáticos (matemática acadêmica) quanto com outros saberes matemáticos (do dia a dia). Todos(as) defendem uma aproximação com a escola (e suas questões) e parecem compreender que “a” Matemática proporcionada pelo curso não é suficiente para atender às demandas da sala de aula. Em síntese, o estudo conclui que o espaço dedicado aos conhecimentos matemáticos próprios da docência ainda é bem limitado; porém, existe uma mobilização por parte dos docentes em prol da formação profissional de seus licenciandos. Espera-se que os resultados deste trabalho tanto contribuam para o desenvolvimento do campo da formação de professores de Matemática quanto promovam reflexões acerca da formação inicial de professores de Matemática que se reflitam nos documentos e nas práticas pedagógicas dos cursos de Licenciatura em Matemática.
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    Prática docente de professores de matemática no contexto da Peer Instruction : uma reflexão à luz dos critérios de idoneidade didática.
    (2024) Miranda, Fernanda Marcelle; Tinti, Douglas da Silva; Tinti, Douglas da Silva; Calle Palomeque, Carmen Eulalia; Deodato, André Augusto
    Estratégias adotadas em sala de aula para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, assim como a formação de professores desta área, são temáticas que têm ganhado destaque nas investigações realizadas no âmbito da Educação Matemática. Nesse contexto, o objeto de estudo da presente pesquisa consistiu na mobilização de conhecimentos didático- matemáticos necessários à elaboração de um Plano de Aula envolvendo uma abordagem ativa do ensino de Matemática Financeira na perspectiva da metodologia Peer Instruction e posterior reflexão sobre a implementação do Plano elaborado, considerando-se aspectos epistemológicos, cognitivos, afetivos, mediacionais, interacionais e ecológicos. Desse modo, o estudo em questão se propôs a investigar como a compreensão dos Critérios de Idoneidade Didática por professores de Matemática de um Instituto Federal Mineiro pode repercutir na reflexão desses docentes sobre a própria prática antes e após o desenvolvimento de uma atividade envolvendo os principais conceitos de Matemática Financeira na perspectiva da metodologia Peer Instruction. A presente pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo participante, e foi realizada com dois professores de Matemática que atuam nos cursos Técnicos Integrados e Superiores de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). As atividades propostas no Plano de Aula elaborado pelos docentes foram implementadas com uma turma de 3° ano do curso Técnico Integrado em Informática. As análises dos professores participantes e da pesquisadora acerca dos processos de confecção e implementação do Plano fundamentaram-se nos Critérios de Idoneidade Didática do Enfoque Ontossemiótico (EOS), propostos por Juan Godino e colaboradores. Para a produção dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: entrevista semiestruturada que se propôs a investigar os conhecimentos prévios dos professores participantes acerca das Metodologias Ativas, em especial, a Peer Instruction; implementação de um movimento formativo composto por quatro encontros virtuais entre pesquisadora e professores participantes com o propósito de discutir a perspectiva da Peer Instruction, bem como dos Critérios de Idoneidade Didática; realização de dois grupos focais com o intuito de possibilitar aos docentes analisar e avaliar o Plano de Aula inicialmente elaborado, bem como sua reestruturação a partir dos Critérios de Idoneidade Didática; e, por fim, o Diário de Campo da pesquisadora, no qual foram registradas as observações acerca do processo de implementação da atividade proposta no Plano pelos docentes, visto que este momento não foi gravado. A análise dos resultados obtidos no presente estudo permite compreender que na fase inicial de elaboração coletiva do Plano de Aula foram evidenciados, ainda que de forma implícita, alguns componentes e indicadores constituintes dos Critérios de Idoneidade Didática. A partir do momento em que os docentes tiveram o primeiro contato com este enfoque teórico foi possível perceber uma maior mobilização dos componentes e indicadores da Idoneidade Didática, possibilitando inferir que houve indícios de apropriação de tais critérios pelos professores participantes durante o desenvolvimento do percurso formativo. Observou-se ainda que o uso da metodologia Peer Instruction associada ao enfoque teórico dos Critérios de Idoneidade Didática contribuiu para uma melhor adequação da Idoneidade Mediacional e para uma adequação média das Idoneidades Interacional e Ecológica, ao passo que, as demais Idoneidades – Epistêmica, Cognitiva e Afetiva – foram aferidas em um nível baixo tanto no processo de confecção quanto na fase de implementação do Plano de Aula, possivelmente, porque os docentes contaram com alguns imprevistos durante o desenvolvimento desta pesquisa, restando-lhes pouco tempo para a implementação das atividades propostas no Plano em sala de aula. Em razão disso, eles se empenharam em atender ao que é proposto pela Peer Instruction em relação à disponibilização do conteúdo aos estudantes de forma antecipada, ao uso de recursos materiais e tecnológicos e à definição das condições da aula, o que possivelmente contribuiu para uma alta adequação da Idoneidade Mediacional. Diante desse contexto, constatamos que os professores participantes compreenderam, por meio do movimento formativo realizado neste estudo, a importância de se utilizar um dispositivo teórico, tal como os Critérios de Idoneidade Didática, capaz de orientar e organizar reflexões docentes sobre a própria prática de modo a ressignificá-la. Compreendemos, portanto, a necessidade e relevância de se propiciar a professores de Matemática atuantes um espaço de formação continuada com vistas a desencadear reflexões acerca de processos inerentes à prática docente, tais como: o planejamento e replanejamento de uma aula, a implementação do que foi (re)planejado e o processo de reflexão sobre a própria práxis, isto é, sobre a aula dada.
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    A etnomodelagem na produção de vinho artesanal de jabuticaba : diálogos entre os saberes matemáticos locais e os conhecimentos matemáticos escolares.
    (2024) Borges, Álvaro Moisés; Orey, Daniel Clark; Orey, Daniel Clark; Silva, Romaro Antonio; Ferreira, Neuber Silva
    Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual, locali- zada em uma cidade da Região Central de Minas Gerais, a aproximadamente 100 km da capital Belo Horizonte. Os participantes deste estudo foram 06 (seis) produtores rurais de agricultura familiar, sendo 02 (dois) produtores são do sexo masculino e 04 (quatro) produtoras do sexo feminino, que produzem vinho artesanal de jabuticaba, bem como houve também a participação de 5 (cinco) professoras de Matemática da rede pública estadual de duas cidades e que, posteriormente, analisaram as atividades propostas nos blocos com relação aos saberes, fazeres e conhecimentos matemáticos que foram de- senvolvidos neste estudo. A condução desta pesquisa tem, como um dos principais obje- tivos, auxiliar os participantes deste estudo na obtenção de saberes, fazeres e conheci- mentos matemáticos êmico (local) e ético (global), em uma abordagem dialógica (glo- cal) para o currículo matemático a partir da Etnomodelagem, de acordo com os blocos de atividades matemáticas curriculares propostos para a análise das professoras partici- pantes. Além disso, este estudo também possibilitou uma valorização sociocultural dos membros de grupos culturais distintos (cultura artesanal de vinho de jabuticaba e esco- lar) pelos participantes deste estudo por meio do dinamismo cultural. Desse modo, o conhecimento matemático êmico (local) é utilizado como um ponto de partida para o desenvolvimento e para a formulação de atividades matemáticas curriculares éticas (globais) e vice-versa, em que a dialogicidade possibilitou o entendimento sobre os pro- cessos matemáticos desenvolvidos pelos membros inseridos na cultura de produção ar- tesanal de vinho de jabuticaba, de uma maneira holística. Desse modo, foi definida a seguinte questão de investigação: Como as práticas matemáticas desenvolvidas pelos produtores de vinho artesanal de jabuticaba podem contribuir para o desenvolvimento de uma ação pedagógica que conecte os conhecimentos matemáticos adquiridos dentro e fora das salas de aula por meio da abordagem dialógica da Etnomodelagem? Dessa maneira, o pesquisador utilizou as bases teóricas da Etnomodelagem, da perspectiva sociocultural da Modelagem Matemática e da Etnomatemática foram utilizadas em seu desenvolvimento. Assim, neste estudo, define-se a Etnomodelagem como o estudo de fenômenos matemáticos que ocorrem em uma determinada cultura, pois é um construto social e culturalmente enraizado, que adiciona a perspectiva cultural (Etnomatemática) nos processos de Modelagem Matemática. A produção de dados foi realizada por meio de 2 (dois) questionários, um inicial e um final, 3 (três) blocos de atividades, as anota- ções no diário de campo do pesquisador e 6 (seis) entrevistas semiestruturadas. Assim, a abordagem qualitativa deste estudo auxiliou o pesquisador a compreender as relações entre os participantes e o contexto sociocultural no qual estão inseridos. Essa aborda- gem qualitativa também buscou entender as técnicas matemáticas utilizadas pelos pro- dutores artesanais de vinho de jabuticaba e, ao mesmo tempo, utilizar esses conheci- mentos em sala de aula, por meio da elaboração de etnomodelos êmicos (locais), éticos (globais) e dialógicos (glocais/dinamismo cultural) na perspectiva da Etnomodelagem. Então, o pesquisador e o seu orientador, optaram pela utilização de uma adaptação do design metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados, haja vista que os dados fo- ram coletados e analisados para auxiliar o pesquisador na interpretação dos resultados que foram obtidos durante a condução do trabalho de campo deste estudo. Nessa adap- tação, o pesquisador identificou os códigos preliminares por meio da codificação axial, bem como identificou as categorias conceituais por meio da codificação axial. Destaca- se que a codificação seletiva, a identificação da categoria central e a redação de uma teoria emergente dos dados não foram utilizados nesta investigação. Desse modo, os resultados obtidos neste estudo mostram que uma contribuição importante dessa ação pedagógica foi possibilitar que essas professoras participantes se conscientizassem so- bre a relevância do contato dialógico com os membros de grupos culturais distintos (produtores artesanais de vinho de jabuticaba) para uma compreensão ampla de suas práticas cotidianas que envolvem conhecimentos matemáticos essenciais para a sua so- brevivência e, posterior, transcendência.
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    Técnologias digitais da informação e comunicação e o ensino remoto emergencial: implicações nas práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino médio da rede pública estadual de Ouro Preto - MG
    (2024) Lima, Kelly Souza; Inajara de Salles Viana Neves; Inajara de Salles Viana Neves; Cirléia Pereira Barbosa; José Fernandes da Silva
    A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas nas práticas pedagógicas dos professores em todo o mundo, exigindo mais flexibilidade dos professores na condução do processo de ensino e aprendizagem de Matemática. No cenário brasileiro, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi implementado como medida temporária durante o isolamento social imposto pela COVID-19. Nesse contexto, o presente estudo, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar as repercussões da ERE bem como identificar possíveis mudanças ou inovações nas práticas pedagógicas dos professores de Matemática do ensino médio de escolas públicas estaduais da cidade de Ouro Preto-MG. pós-pandemia, considerando o contexto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para atingir os objetivos propostos foram utilizados dois instrumentos (questionários e entrevistas) para obtenção dos dados a serem analisados. O questionário foi aplicado a 15 professores de Matemática do ensino médio da rede pública estadual de Ouro Preto-MG. Por meio do questionário foi possível caracterizar os participantes e coletar informações sobre a experiência dos professores com a ERE, os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas para adaptação ao novo formato de ensino. Para tanto, 11 professores participaram das entrevistas semiestruturadas, permitindo assim uma investigação mais aprofundada de suas práticas pedagógicas durante e após a ERE, permitindo ainda que os professores refletissem substancialmente sobre as implicações do ensino remoto. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, onde foi possível destacar alguns pontos sobre a ERE e avaliar as práticas docentes dos participantes. Quanto às dificuldades enfrentadas, os professores destacaram desafios relacionados à adaptação tecnológica, falta de infraestrutura adequada e dificuldade de engajamento dos alunos. Além disso, também foram identificados aspectos positivos, como a possibilidade de explorar novas ferramentas tecnológicas que possam promover maior autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. Os resultados mostraram que a implementação da ERE promoveu reflexões relevantes sobre a transformação das práticas pedagógicas dos professores de Matemática do ensino médio. No entanto, destaca-se a importância dos investimentos em infraestrutura tecnológica nas escolas e na formação de professores para a adequada adaptação e utilização eficaz das TDIC no ensino de Matemática.
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    "O que diacho é tarefa?" : etnomodelagem e etnomodelos da produção de arroz em Amarante no Piauí.
    (2024) Rodrigues, Luciano de Santana; Rosa, Milton; Rosa, Milton; Melo, Elisângela Aparecida Pereira de; Deodato, André Augusto
    Esta pesquisa foi conduzida com 10 agricultores familiares, 3 (três) funcionários da prefeitura municipal e 1 (uma) membra do sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Amarante, no estado do Piauí. A pesquisa se justifica pela necessidade de valorização de saberes e fazeres matemáticos locais que, muitas vezes, não são abordados, em salas de aula, na Educação Básica. Assim, o principal objetivo deste estudo é compreender como os conhecimentos etnomatemáticos relativos ao cultivo de arroz, da agricultura familiar, podem ser etnomodelados por meio da elaboração de etnomodelos, visando o desenvolvimento dos conteúdos de áreas, volumes e estimativas. Os objetivos específicos são: a) identificar os artefatos culturais e as unidades de medidas de áreas e volumes utilizados pelos agricultores familiares de Amarante-PI, desde o plantio até a colheita e o armazenamento de arroz para consumo ou venda, b) analisar as estratégias e as técnicas de resolução de problemas envolvendo o cálculo de área, de volume e de estimativas relacionadas com a produção de arroz, por área cultivada, por meio da elaboração de etnomodelos, c) estabelecer relações entre os etnomodelos êmicos (locais) desenvolvidos pelos agricultores familiares com os etnomodelos éticos (globais) utilizados no currículo escolar em salas de aula por meio do entendimento dessa relação dialógica (glocal). A fundamentação teórica se baseia no Programa Etnomatemática, na perspectiva sociocultural da Modelagem Matemática e na Etnomodelagem, que buscam desenvolver uma visão ampla dos saberes e fazeres matemáticos êmicos (locais) e conhecimentos matemáticos éticos (globais), relacionando-os dialogicamente por meio do desenvolvimento do dinamismo cultural. Destaca-se que este estudo qualitativo visou responder à questão de investigação: Como os conhecimentos etnomatemáticos relativos ao cultivo de arroz, da agricultura familiar, podem ser etnomodelados por meio da elaboração de etnomodelos, visando o desenvolvimento dos conteúdos de áreas, volumes e de estimativas? Para a obtenção de respostas para essa questão, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a) questionários, b) entrevistas semiestruturadas, c) grupo focal, d) observações participantes e e) diário de campo do pesquisador. Os procedimentos metodológicos foram utilizados por meio de uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados, que foi auxiliada pelo emprego da triangulação dos dados e da Fórmula do Consenso. Os dados foram analisados para identificação dos códigos preliminares na codificação aberta, bem como os resultados obtidos foram interpretados por meio da identificação e elaboração das categorias conceituais, na codificação axial. Esses procedimentos iniciais de coleta e análise de dados possibilitou a obtenção de respostas para a questão de investigação e, também, para a validação e confiabilidade dos resultados que foram obtidos nesta pesquisa. Os resultados mostram que existem diversos saberes e fazeres matemáticos locais (êmicos) presentes nas práticas cotidianas dos agricultores familiares e, entre esses conhecimentos destacam-se as unidades de medidas de comprimento, área e volume/massa que possibilitam para os agricultores participantes resolverem situações-problema do dia a dia, como, por exemplo, as técnicas de cubação de terrenos que possibilitam aos agricultores o cálculo da área de diferentes formatos de terrenos como: quadriláteros, triangulares, circulares, pentagonais e hexagonais. Essa interpretação possibilitou a elaboração de etnomodelos dialógicos que podem servir como um ponto de partida para a valorização e o respeito aos saberes e fazeres desenvolvidos localmente.
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    Conhecimento didático-matemático mobilizado por preceptor e residentes no contexto do programa residência pedagógica : uma proposta de trabalho para a educação estatística.
    (2023) Souza, Flávia Silva; Silva, José Fernandes da; Silva, José Fernandes da; Rodríguez Nieto, Camilo Andrés; Torisu, Edmilson Minoru
    O propósito deste estudo foi identificar e compreender o Conhecimento Didático-Matemático mobilizado por Preceptor e Residentes de um subprojeto de Matemática do Programa de Residência Pedagógica para o ensino de Estatística. No tocante ao referencial teórico, buscamos, entre autores que discutem os conhecimentos necessários à docência; e sobre a perspectiva ampliada do Conhecimento Didático-Matemático do professor, lançando o olhar aos Critérios de Idoneidade Didática. No âmbito da revisão de literatura foi possível perceber que ainda são poucas as pesquisas que focam na Educação Estatística na formação de professores que ensinam Matemática. Além disso, os estudos mapeados apontam que alguns professores no início da docência alegam se sentirem despreparados para lecionar Estatística na Educação Básica. Este é um estudo de natureza qualitativa, realizado com uma Preceptora e cinco estudantes da Licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior, de Minas Gerais, que atuavam como bolsistas do subprojeto de Matemática do Programa Residência Pedagógica. Assim, os dados foram produzidos por meio do registro em áudio e vídeo dos encontros de formação, registro em diário de campo, pela proposta elaborada pelos participantes e entrevista por meio de grupo focal. Na organização dos dados, em um primeiro momento, fizeram-se as transcrições dos encontros do minicurso. Posteriormente, organizaram-se as falas dos participantes, para facilitar a análise e a posterior interpretação, juntamente com os dados da entrevista, e o projeto desenvolvido pelos participantes. Para as análises dos dados, utilizaram-se como categorias analíticas os próprios componentes e indicadores propostos por Juan Godino e colaboradores para os seis critérios de Idoneidade Didática: epistêmico; cognitivo; interacional; afetivo; educacional; e ecológico. Na análise do processo de elaboração e implementação do projeto trabalhando a Educação Estatística por meio da perspectiva da ABP, os dados apontam que os seis critérios de Idoneidade Didática foram evidenciados: o afetivo e ecológico alcançaram o nível alto em relação aos seus componentes e indicadores; e o epistêmico, o cognitivo, o interacional e mediacional atingiram níveis acima de médio e próximo de alto. Esses Critérios no processo de planejamento foram mobilizados pelos licenciandos de maneira intuitiva, visto que não se apresentou a teoria aos participantes antes da primeira avaliação. Os resultados indicam que a mobilização dos critérios de Idoneidade Didática ocorre articuladamente, pois um critério não se desvincula dos demais e a adequação de um tende a contribuir com os demais. Entretanto, alguns fatores e condições podem fazer com que um critério alcance maior adequação que outro, como foi o caso desta pesquisa, que, ao utilizar a Aprendizagem Baseada em Projetos como metodologia, contribuiu para uma melhor adequação dos Critérios ecológico e afetivo. Ademais, analisando o formato empregado na formação e o modo como foi conduzida sua implementação, considera-se que a utilização da ABP não apenas contribuiu para que se discutisse o conteúdo matemático, mas, principalmente, oportunizou discussões que permitiram mobilizar conhecimentos em contextos de articulação entre teoria e prática, ao abordar uma temática contextualizada e real. Dessa forma, colaborou para compreender a importância das reflexões acerca dos critérios de Idoneidade Didática para a formação inicial de professores de Matemática e a mobilização de conhecimentos acerca da docência. Por fim, pondera-se que programas como o Residência Pedagógica vêm se consolidando como uma Política Pública de Formação de professores que deveria ser oportunizada a todos os licenciandos, e não apenas a uma parcela deles, para valorizar a formação docente e colaborar com a formação dos licenciandos.
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    Educação financeira a partir do tema inflação : uma investigação com estudantes do ensino médio à luz da educação matemática crítica.
    (2023) Jacinto, Aline de Sousa; Torisu, Edmilson Minoru; Torisu, Edmilson Minoru; Silva, Amarildo Melchiades da; Reis, Frederico da Silva
    O objetivo geral desse estudo foi investigar contribuições que uma proposta de atividades, com foco no tema inflação, pode trazer para a Educação Financeira de estudantes do Ensino Médio, na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Para atingir esse objetivo, foram realizadas dez etapas nos quais o tema inflação foi explorado de diferentes maneiras: questionários, rodas de conversa, investigações no site do IBGE, cálculos matemáticos. A nosso ver, criamos situações em que o tema inflação foi conectado ao dia a dia dos estudantes, de modo que eles pudessem ir, de forma paulatina, aprendendo um pouco mais sobre o assunto, esclarecendo dúvidas e desamarrando nós. Todos os encontros foram baseados no diálogo, assim como compreendido por Paulo Freire: um tipo de encontro com o objetivo de aprendizagem. Um tipo de comunicação em que se fala, mas também se ouve. Um tipo de comunicação em que novas leituras do mundo são feitas e que propicia vislumbres da escrita desse mundo. Os participantes foram 25 estudantes do terceiro ano de uma turma do Ensino Médio de uma escola estadual da região metropolitana da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram coletados em diário de campo e áudio. Os registros escritos das atividades feitas pelos estudantes também fizeram parte do corpus de análise. A análise dos dados se deu a partir de conexões dos dados com construtos da Educação Matemática Crítica, dos quais podemos destacar: matemacia, leitura e escrita do mundo, empowerment. Como resultado de nossas análises, em linhas gerais, os estudantes puderam fazer leituras do mundo, em um processo de empowerment, que pôde contribuir para escritas do mundo. A partir dessa análise geral, elencamos as seguintes categorias de contribuições: Diálogo, conhecimentos prévios, background e foreground; leituras e escritas do mundo e Empowerment como elemento de mediação entre leituras e escritas do mundo.
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    A utilização integrada da realidade aumentada com o Software GeoGebra na perspectiva da aprendizagem móvel de geometria espacial.
    (2023) Amorim, Silvio Luiz Gomes de; Reis, Frederico da Silva; Ferreira, Neuber Silva; Reis, Frederico da Silva; Ferreira, Neuber Silva; Guerreiro, António Manuel da Conceição; Martins, Eder Marinho
    Esta dissertação apresenta uma pesquisa que teve como objetivo geral discutir possíveis contribuições de atividades exploratórias utilizando de forma integrada a Realidade Aumentada (RA) com o software GeoGebra para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio. A metodologia foi qualitativa em seus pressupostos e métodos, a partir da realização de uma pesquisa teórico-bibliográfica acerca das principais produções científicas relacionadas ao Ensino de Geometria Espacial, à Aprendizagem Móvel (Mobile Learning) e às Tecnologias Digitais na Educação Matemática, especialmente, aquelas que abordavam a utilização integrada da RA com o software GeoGebra. Foi realizada uma pesquisa de campo com alunos matriculados no 2o ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto, no 1o semestre de 2023, a partir da elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades exploratórias utilizando a RA com o software GeoGebra 3D, relacionadas a conteúdos de Geometria Espacial que abordaram o estudo de sólidos geométricos, tais como: cubos, paralelepípedos, pirâmides, cilindros, cones e esferas. A descrição e análise das atividades exploratórias revelou que foi possível trabalhar algumas possibilidades que as ferramentas dispõem para a visualização, compreensão e interatividade entre o ambiente virtual e o real, por meio das projeções das figuras construídas e visualizadas em tela, utilizando de forma integrada a RA com o GeoGebra 3D, baixados e instalados nos dispositivos móveis dos alunos. As conclusões de nossa pesquisa apontam que as principais contribuições de atividades exploratórias utilizando a RA com o software GeoGebra para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio foram: a visualização na criação e desenvolvimento de ideias, conceitos e propriedades dos sólidos geométricos; a potencialização da aprendizagem móvel por meio da utilização de recursos tecnológicos e dos dispositivos móveis; e a construção de um novo olhar, por parte dos alunos participantes, para as possibilidades de utilização de Tecnologias Digitais na aprendizagem de Matemática. Por fim, trazemos em destaque que a utilização de ferramentas tecnológicas para a abordagem de conteúdos de Geometria Espacial no Ensino Médio despertou o interesse e fomentou uma nova dinâmica de trabalho para os alunos, explorando as possibilidades oferecidas e que podem ser utilizadas no ambiente escolar e fora dele, por meio da aprendizagem móvel relacionada aos conteúdos escolares utilizando-se a RA e o GeoGebra 3D.
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    Saberes docentes acerca da progressão parcial mobilizados por professores de matemática da rede pública de ensino de Ouro Preto em um grupo de estudo.
    (2023) Figueiredo, Ricardo Alexandre de; Ferreira, Ana Cristina; Ferreira, Ana Cristina; Coura, Flávia Cristina Figueiredo; Nunes, Célia Maria Fernandes
    A Progressão Parcial é uma política pública nacional criada na década de 1990, cujo propósito é reduzir a reprovação, a distorção idade-série e a evasão, sem descuidar da qualidade da aprendizagem. Contudo, na prática, a situação, geralmente, é bem distinta. Nesse cenário, chama a atenção o fato de os(as) docentes, protagonistas do processo juntamente com os (as) estudantes, não serem consultados(as) sobre como desenvolver esta política pública. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga saberes docentes mobilizados por seis professores(as) de Matemática da Rede Pública de Ensino de Ouro Preto enquanto discutem e refletem sobre a Progressão Parcial em Matemática. Partindo de um levantamento prévio das percepções de professores de Matemática da região acerca da Progressão Parcial, constituiu-se um grupo com seis desses docentes que aceitaram o convite de compartilhar práticas, dificuldades e experiências relacionadas à mesma. Ao longo de cinco encontros remotos, o grupo discutiu o tema e começou a elaborar, coletivamente, propostas e estratégias para seu aprimoramento. A pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualitativa, na qual dados foram produzidos a partir de respostas dadas a um questionário, observações registradas no diário de campo do pesquisador (pautado na observação dos encontros), transcrições das gravações dos encontros, e registros produzidos pelos(as) participantes. A análise dos dados se desenvolveu por meio da triangulação e interpretação dos dados à luz da noção de Saberes Docentes desenvolvida por Maurice Tardif. Os resultados evidenciam uma mobilização de saberes experienciais em todos os encontros, sugerindo que de fato esses saberes brotam da experiência e são por ela validados, incorporando-se tanto à experiência individual como à coletiva. Além deles, desvelaram-se saberes curriculares e disciplinares que sustentaram tanto a argumentação quanto a tomada de decisões pelo grupo. Este estudo inova ao criar um espaço no qual docentes têm a oportunidade de se expressar acerca da Progressão Parcial em Matemática e usar suas experiências profissionais e demais saberes da docência em prol do aprimoramento da aplicação dessa política pública. Dessa forma, seus resultados contribuem para o desenvolvimento das pesquisas acadêmicas acerca dos saberes docentes em Matemática (em especial, aqueles relativos à Progressão Parcial) e possuem um potencial social ao estimular a criação de grupos de estudo similares e de incentivar a elaboração de estratégias para a realização da Progressão Parcial em Matemática em sintonia com os(as) docentes que a realizam.
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    Geometria espacial no ensino médio na perspectiva do mobile Learning.
    (2023) Silva, Erika Cruz; Santos, Marli Regina dos; Santos, Marli Regina dos; Ferreira, Neuber Silva; Reis, Frederico da Silva
    Esta investigação tem sua problemática relacionada ao ensino e aprendizagem de Geometria Espacial, mais especificamente quanto aos sólidos e cálculo de volume, adentrando pelas possibilidades advindas com a utilização de dispositivos móveis na perspectiva da aprendizagem móvel (Mobile Learning). Visando responder à questão de investigação “Quais são as possibilidades de uma proposta para o ensino e a aprendizagem de conceitos de Geometria Espacial, envolvendo o volume de prismas e cilindros, por meio de dispositivos móveis na perspectiva do Mobile Learning, com alunos do Ensino Médio?”, a fundamentação teórica dialoga com autores que abordam: o ensino e a aprendizagem de Geometria Espacial; as tecnologias digitais no ensino de matemática; os dispositivos móveis e suas possibilidades para o Mobile Learning. Foi realizado um estudo de campo com alunos de uma turma de 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública da Rede Estadual do interior de Minas Gerais, contemplada com o recebimento de celulares (smartphones) pelo Projeto “Estudantes em Rede” da SEE-MG. Foi elaborada uma proposta de atividades com foco no ensino de sólidos geométricos visando a promoção de interações junto ao celular. A proposta foi desenvolvida em oito encontros com a turma e os dados coletados foram transcritos e analisados na perspectiva qualitativa fenomenológica, visando uma compreensão interpretativa do fenômeno investigado. Os dados foram organizados na forma de descrição na qual, em um primeiro momento, foram destacadas Unidades de Significado (US) e, após, por meio do trabalho de efetuar convergências dessas US a partir dos sentidos apontados por elas, duas grandes categorias de análise se explicitaram. Uma aborda os dispositivos móveis e os aplicativos e suas possibilidades para o ensino e aprendizagem do tema, bem como os direcionamentos para o Mobile Learning. A outra evidencia o trabalho pedagógico no ensino de Geometria junto aos dispositivos e a abordagem das noções geométricas envolvidas. Na discussão dessas duas categorias, foi possível refletir sobre o papel do celular no espaço da sala de aula visando o protagonismo dos alunos na aprendizagem do tema. Também foi possível identificar aspectos relevantes da mobilidade (mobile) da aprendizagem, indicando que ela pode se dar em diferentes momentos da aprendizagem, tanto dentro como fora dos espaços de ensino, exigindo, para isso, a valorização das interações e dos conhecimentos dos alunos. Tal valorização pode subsidiar uma aprendizagem mais autônoma e ativa por parte do aluno diante dos dispositivos móveis que possui visando à construção dos conceitos.
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    Robótica educacional de baixo custo no ensino e aprendizagem em uma perspectiva interdisciplinar : interfaces com a educação matemática.
    (2023) Vilaça, Marcelo de Oliveira; Santos, Marli Regina dos; Santos, Marli Regina dos; Souza, Lahis Braga; Martins, Eder Marinho
    Esta pesquisa tem como objetivo compreender as possibilidades de uma proposta de Robótica Educacional de Baixo Custo (RBC), mobilizando variados conhecimentos, visando a interrelação entre os saberes. O foco é a perspectiva interdisciplinar e transversal ao currículo escolar. A questão de investigação que orienta este estudo é: “Quais as possibilidades da robótica educacional de baixo custo para o ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Médio em um trabalho numa perspectiva de integração dos saberes, na perspectiva da interdisciplinaridade?” Visando responder a essa questão, foi realizado um estudo bibliográfico sobre Tecnologias Digitais na Educação, Pensamento Computacional, RBC, enfatizando suas características, concepções e inclusão digital. A interdisciplinaridade foi debatida, destacando perspectivas para a ação didática contextualizada no desenvolvimento de conceitos para a aplicação da RBC. Para alcançar o objetivo central, uma proposta com atividades envolvendo RBC foi desenvolvida com uma turma de segundo ano do ensino médio em tempo integral, de uma escola pública estadual de Minas Gerais. A proposta direcionou-se ao ensino e aprendizagem de temas inter-relacionados na execução das atividades para a criação de um "robô girassol". Estruturada em sete atividades, utilizou-se de simulador de circuitos eletrônicos, recursos concretos e a plataforma Arduino. Os diálogos e interações dos alunos foram registrados e analisados através de uma abordagem de pesquisa qualitativa fenomenológica, dividida em dois momentos. O primeiro identificou as Unidades de Significados (US) das interações e o segundo, por meio de um processo de convergências, levou a três categorias de análise que aprofundaram a compreensão da questão posta. As categorias são: "Aspectos de uma proposta de ensino e aprendizagem por meio da RBC visando a integração de saberes", destacando o papel motivador da robótica, importância das interações, valor do conhecimento prévio e superação de dificuldades técnicas; "A RBC e o Pensamento Computacional na mobilização de saberes", enfatizando a mobilização de conhecimentos variados através da RBC e do Pensamento Computacional, incluindo otimização de algoritmos, identificação de padrões e resolução de problemas; e "Integração de Saberes e Disciplinas por meio da RBC", realçando a interdisciplinaridade proporcionada pelas atividades com a RBC e a necessidade de um planejamento mais integrado ao currículo escolar. A pesquisa ressalta o papel da RBC no ensino médio, fomentando aprendizado interdisciplinar e inclusão digital. Embora existam desafios, como falta de equipamentos e apoio político, a RBC potencializa a motivação e o pensamento computacional dos alunos. A implementação bem-sucedida requer estrutura, formação docente e mudança de mentalidade na educação. A RBC, crucial para democratizar a tecnologia e promover igualdade de oportunidades, deve ser integrada em um contexto pedagógico mais amplo. Apesar de desafiadora, a implementação eficaz proporciona aprendizagem significativa e desenvolve habilidades vitais. Há espaço para mais pesquisas, especialmente explorando a interdisciplinaridade e materiais didáticos específicos. Este trabalho contribui para a disseminação da RBC, preparando os alunos para um mundo cada vez mais tecnológico.
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    Al Banna : levantando o véu sobre as possíveis potencialidades didático - pedagógicas de um manuscrito islâmico medieval para o ensino de matemática.
    (2023) Soares, Sheila de Jesus Costa; Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Oliveira, Davidson Paulo Azevedo; Moura, Roseli Alves de; Deodato, André Augusto
    A Cultura Islâmica Medieval é dona de uma construção científica importante, especialmente, quando nos reportamos à construção do pensamento matemático, que concebeu nomes como o de al-Banna (1256-1321), um estudioso magrebino, que escreveu o tratado Rafc al-Hijab (O levantamento do véu nas operações de cálculos), que se encarrega de discutir, com argumentos poéticos, filosóficos e teológicos, aspectos desde as operações de cálculos básicos aos mais sofisticados. A despeito disso, a produção científica dessa civilização, em especial no tocante à academia brasileira, ainda se mantém bastante tímida e com uma lacuna considerável sobre esta temática. Sendo assim, a presente dissertação tem por intuito "levantar o véu" sobre a obra desse sábio islâmico medieval, bem como as contribuições dele para o cenário científico da sua região de origem, o Magrebe Medieval e, sobretudo, as implicações pedagógicas que sua obra pode trazer ao cenário do ensino de matemática na educação brasileira atual. Essa pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, de natureza qualitativa, traz em seu desenvolvimento as possíveis contribuições didático-pedagógicas da obra, com uma visão deliberadamente crítica. Diante disso, temos como suporte teórico a proposta de Luiz Radford (1997), que apresenta uma concepção epistemológica sociocultural, na qual propõe uma alternativa de intercessão entre história, epistemologia e educação matemática, e da proposta de Michael Fried (2001), que discute a possível coexistência entre educação matemática e história da matemática. Consideramos de suma importância apresentar uma história da matemática sob os pressupostos de uma perspectiva historiográfica atualizada, não eurocêntrica e que auxilie na desconstrução de preconceitos e mitos. Para tanto, articularemos o documento principal, ou seja, o Rafc al-Hijab com as fontes secundárias de historiadores que pesquisam a história da matemática islâmica medieval, dentre eles estão alguns nomes como os de Djebbar (1995; 2016), Berggren (2013) e Aissani (1995). No bojo desse aparato histórico, também procuramos apresentar alguns conceitos fundamentais para uma pesquisa de cunho histórico, como: o Anacronismo Histórico, o Whigguismo e o Presentismo Pedagógico, conceitos apresentados por Barros (2017), Prestes (2015) e Fendler (2009), respectivamente. Esses conceitos nos auxiliam para que a narrativa seja apresentada de forma mais equilibrada possível. Desse modo, consideramos que o tratado de al-Banna reúne os principais requisitos para romper com a narrativa eurocêntrica e desconstruir mitos e preconceitos, pois, para além de uma abordagem pedagógica da matemática, ele também apresenta aspectos históricos, sociais e políticos de uma cultura pouco retratada e uma região ainda não historiografada pelas pesquisas em história da matemática no cenário acadêmico brasileiro.
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    Possibilidades de estudo da proporção áurea nos cristos do mestre Aleijadinho na cidade de Congonhas, Minas Gerais.
    (2023) Rocha, Kelly Cristina Santos; Orey, Daniel Clark; Orey, Daniel Clark; Fernandes, Alcione Marques; Neves, Inajara de Salles Viana
    Esta pesquisa qualitativa e empírica foi conduzida com 7 (sete) participantes, sendo 1 (um) mediador de museu, 1 (um) guia turístico, 1 (um) escultor, 1 (um) artista plástico, 1 (um) fotógrafo, 1 (um) professor de Matemática e 1 (um) visitante (turista), cujo objetivo foi a promoção de discussões sobre a possibilidade de verificar a presença do conhecimento matemático escolar/acadêmico nas esculturas dos Cristos de Aleijadinho, em Congonhas, Minas Gerais, que buscou valorizar os saberes e fazeres existentes desenvolvidos pelos membros desse grupo cultural. O objetivo geral desse estudo foi entender como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para o estudo da Proporção Áurea, que pode estar presente nas esculturas dos Cristos do mestre Aleijadinho, que pode contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Os objetivos específicos deste estudo estavam relacionados com: a) investigar a história de Aleijadinho para entender como os seus conhecimentos matemáticos foram adquiridos, bem como compreender os aspectos de sua vida pessoal e profissional, b) analisar as obras dos Cristos de Aleijadinho para identificar a possível utilização da proporcionalidade em sua confecção e c) entender como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode auxiliar na compreensão das possibilidades do estudo proporcional nas esculturas desses. De acordo com esses objetivos, este estudo buscou responder a seguinte questão de investigação: Como a abordagem dialógica da Etnomodelagem pode contribuir para o estudo da Proporção Áurea que pode estar presente nos Cristos do mestre Aleijadinho, nas capelas da cidade de Congonhas, em Minas Gerais? Para a coleta de dados desta pesquisa, foram utilizados 2 (dois) questionários, um inicial e outro final, 3 (três) entrevistas semiestruturadas, 1 (um) grupo focal com duas etapas e o diário de campo da professora-pesquisadora. Para a apresentação e análise dos dados e para a interpretação dos resultados obtidos neste estudo foi utilizado o design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados por meio da condução das codificações aberta e axial que possibilitaram, respectivamente, a identificação dos códigos preliminares e de 4 (quatro) categorias conceituais. Os resultados obtidos neste estudo propiciaram a valorização das esculturas dos Cristos, bem como o respeito à cultural local, por meio da abordagem dialógica da Etnomodelagem, que auxiliou os participantes deste estudo na compreensão das possibilidades do estudo proporcional nas esculturas dos Cristos nas Capelas dos Passos. Assim, essa abordagem contribuiu para o aprimoramento da sensibilidade cultural desses participantes, evidenciando a importância de respeitar e valorizar os saberes e fazeres matemáticos de Aleijadinho, bem como evidenciou a presença da razão áurea em algumas dessas esculturas. Finalizando, esses resultados mostraram a possibilidade da inserção de conhecimentos matemáticos com os saberes e fazeres dos participantes por meio do desenvolvimento de uma ação pedagógica relacionada com a cultura local com fundamentação teórica na razão áurea, na história de Aleijadinho, na Etnomatemática, na Perspectiva Sociocultural da Modelagem Matemática e na abordagem dialógica da Etnomodelagem.