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Título: Avaliação dos serviços de saúde e dos recursos materiais para rastreio do câncer cervical em Ouro Preto - MG.
Título(s) alternativo(s): Evaluation of health services and material resources for cervical cancer screening in Ouro Preto – MG.
Autor(es): Oliveira, Renata Rocha e Rezende
Rezende, Giselle Aparecida de Souza
Silva, Bruna Viana
Lage, Ana Luiza
Martins, Bruna Aparecida
Veloso, Marco Antônio
Geöcze, Bruna Albuquerque
Abreu, Ronan David Souza
Rezende, Mariana Trevisan
Carneiro, Cláudia Martins
Palavras-chave: Câncer do colo do útero
Serviço de saúde
Infraestrutura para a promoção de saúde
Uterine cervical neoplasms
Health services
Data do documento: 2022
Referência: OLIVEIRA, R. R. e R. et al. Avaliação dos serviços de saúde e dos recursos materiais para rastreio do câncer cervical em Ouro Preto - MG. Revista de Atenção à Saúde, São Caetano do Sul, v. 20, n. 7, p. 111-122, jan./jun. 2022. Disponível em: <https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/8251>. Acesso em: 01 ago. 2023.
Resumo: A realização periódica do exame de Papanicolaou é o método convencional no Brasil para o rastreio do Câncer do Colo do Útero (CCU). As estratégias de serviço e os recursos materiais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) são aspectos fundamentais que refletem na qualidade do programa de rastreamento. Objetivo: Analisar quatro UBS do município de Ouro Preto, Minas Gerais e verificar o contexto local de rastreio do CCU. Métodos: Foi realizado estudo qualitativo, baseado em entrevistas semiestruturadas com enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACS) das UBS selecionadas. Resultados: Observou-se que apenas uma UBS apresentava planta física e recursos materiais adequados à realização do exame. Em geral, as ACS realizavam busca ativa não sistematizada das pacientes para realização do exame de Papanicolau. A conduta para informar os resultados alterados às pacientes era semelhante entre as UBS, porém, não havia padronização para realizar o seguimento dos casos alterados. Além disso, as atividades educativas eram escassas para a comunidade e para a equipe de trabalho. Conclusão: Percebe-se que uma estrutura física de qualidade associada a uma equipe de saúde da família (ESF) treinada favorece o estabelecimento de programas de rastreio exitosos. Por não se tratar de uma realidade de todas as UBS locais, é necessário lançar princípios de organização para sistematizar as estratégias de busca ativa, registro e acompanhamento das pacientes, sendo os ACS fundamentais neste processo, devido à proximidade com a população.
Resumo em outra língua: The periodic Pap smear is the conventional method in Brazil for cervical cancer (CC) screening. Service strategies and material resources in the Primary Health Care units (PHC) are fundamental aspects that reflect on the quality of the screening program. Objective: To analyze four PHC units in the city of Ouro Preto, Minas Gerais and verify the local context of CC screening. Methods: A qualitative study was conducted by means of semi-structured interviews with nurses and community health agents (CHA) from the four selected UBS. Results: It was observed that only one PHC unit had adequate physical plant and material resources to carry out the exam. In general, the CHA carried out non-systematized active search of patients to undergo the Papanicolaou test. The procedure for informing patients of altered results was similar between the PHC units, however, there was no standardization for following up on altered cases. Furthermore, educational activities were scarce for the community and the work team. Conclusion: It is noticed that a quality physical structure associated with a well-trained work team promotes the establishment of successful screening programs. As it is not a reality of all local PHC units, it becomes necessary to organize the strategies for active search, registration and monitoring of patients, with the CHA and nurses being fundamental in this process. The inequality of resources between the PHC units points to the possibility of inefficiency of the CC screening program, which must be evaluated by the local authorities.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18030
DOI: https//doi.org/10.13037/ras.vol20n71.8251
ISSN: 2359-4330
Licença: This article is an open access article distributed under the terms and conditions of the Creative Commons Attribution (CC BY) license (https:// creativecommons.org/licenses/by/ 4.0/). Fonte: PDF do artigo.
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