Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17994
Título: Sistema simplificado de tratamento de água em um acampamento de desabrigados em Ouro Preto – MG.
Autor(es): Vieira, Paulo de Castro
Tenorio, Natasha Rodrigues Vitorino Carvalho
Felix, Ana Luiza Silva Santos
Seidl, Martin
Borges, Vitória Queiroz
Palavras-chave: População em vulnerabilidade
Tratamento
Sistema simplificado
Filtração lenta
Data do documento: 2023
Referência: VIEIRA, P. de C. et al. Sistema simplificado de tratamento de água em um acampamento de desabrigados em Ouro Preto – MG. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL (CBESA), 32., 2023, Belo Horizonte. Anais [...]. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2023. Disponível em: <https://cbesa.sigotech.online/storage/trabalhos/arquivos/completo/1470_tema_i.pdf>. Acesso em 12 jan. 2024.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo elaborar e implantar de forma participativa um sistema simplificado de tratamento de água para uma solução alternativa coletiva de abastecimento de água de um acampamento de desabrigados no município de Ouro Preto – MG. O sistema de tratamento foi concebido de forma participativa com os moradores do acampamento a partir das etapas de levantamento das demandas de água, caracterização da qualidade e quantidade de água do manancial utilizado, projeto e construção das instalações. O sistema simplificado de tratamento implantado foi composto pelas etapas de filtração em múltiplas etapas e desinfecção por cloração. A etapa de filtração foi constituída com duas linhas em paralelo, cada uma com um pré-filtro dinâmico seguido de um filtro lento de dupla camada de areia e carvão antracito. As instalações foram construídas com recursos e materiais locais. A partida do sistema ocorreu com as etapas de filtração até que se desenvolvesse uma camada consistente de biofilme na superfície do meio filtrante dos filtros lentos. Posteriormente foi iniciada a etapa de desinfecção com clorador de pastilha, constituindo assim a operação completa do sistema de tratamento. O sistema foi monitorado em todo momento por parâmetros aferidos em campo e em laboratório. Destaca-se que após a implantação do tratamento completo, os valores dos parâmetros de controle de qualidade de água monitorados – cloro residual livre, cor aparente, turbidez, pH, STD, coliformes totais e E. coli – atenderam os padrões de qualidade de água para o consumo humano. Diante dos resultados obtidos acredita-se que o sistema simplificado de tratamento implantado melhorou a qualidade da água utilizada no acampamento, possibilitando uma melhora das condições de segurança hídrica dos desabrigados.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17994
Link para o artigo: https://cbesa.sigotech.online/storage/trabalhos/arquivos/completo/1470_tema_i.pdf
Aparece nas coleções:DEURB - trabalho apresentado em evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_SistemaSimplificadoTratamento.pdf
  Restricted Access
1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.