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Título: Um modelo de programação linear inteira mista para o roteamento de caminhões prancha em minas a céu aberto.
Autor(es): Rezende, Diego Dinarte Xavier Parreiras de
Orientador(es): Cota, Luciano Perdigão
Beneteli, Tatianna Aparecida Pereira
Palavras-chave: Caminhões prancha
Programação linear inteira mista
Caminhões - rotas
Data do documento: 2023
Membros da banca: Cota, Luciano Perdigão
Beneteli, Tatianna Aparecida Pereira
Pessin, Gustavo
Guimarães, Frederico Gadelha
Referência: REZENDE, Diego Dinarte Xavier Parreiras de. Um modelo de programação linear inteira mista para o roteamento de caminhões prancha em minas a céu aberto. 2023. 40 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: As minas de ferro a céu aberto geralmente ocupam uma vasta área geográfica. O avanço das atividades em diversas cavas e diferentes frentes de lavra torna necessário o transporte de alguns equipamentos de mineração por longas distâncias dentro da mina. Devido às restrições de transporte em longas distâncias, caminhões prancha são usados para transportá-los. Garantir a disponibilidade dos equipamentos de mineração nos locais necessários e na janela de tempo é fundamental para a eficiência do setor de mineração. Para isso, é necessário realizar o roteamento de caminhões prancha para coleta e entrega de equipamentos de mineração, o que pode ser classificado como um problema de roteamento de veículos com coleta e entrega simultânea e janela de tempo. Para resolvê-lo, propomos uma formulação de programação linear inteira mista que gera rotas balanceadas, respeitando os aspectos sociais na carga de trabalho dos motoristas. Utilizamos um estudo de caso do complexo minerador de Carajás, no Brasil, para avaliar a formulação. Nos experimentos computacionais, o modelo matemático proposto conseguiu encontrar boas soluções para todos os cenários, validando a aplicabilidade do modelo como ferramenta de apoio à decisão. Este estudo pode ser estendido para outros problemas com caminhões prancha.
Resumo em outra língua: Open-pit iron mines generally occupy a vast geographical area. The advance of activities in several pits and different mining fronts makes it necessary to transport some mining equip- ment over long distances inside the mine. Due to transportation constraints over long distances, large tow trucks (heavy haulers) are used for transporting them. Ensuring mining equipment availability at the required locations and time window is critical to the mining industry’s effi- ciency. For this, it is necessary to perform the heavy haulers’ routing for pickup and delivery of mining equipment, which can be classified as a vehicle routing problem with simultaneous pickup-delivery and time windows. Applications for tow trucks are little explored in the liter- ature. To solve it, we propose a mixed-integer linear programming formulation that generates balanced routes, respecting social aspects in drivers’ workload. We use a study case from the Carajas mining complex in Brazil to evaluate the formulation. In computational experiments, ́ the proposed mathematical model could find good solutions for all scenarios, validating the model’s applicability as a decision-support tool. This study can be extended to other problems with tow trucks.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17481
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/09/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PROFICAM - Mestrado (Dissertações)

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