Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17156
Título: Resolución de ecuaciones cuadráticas y posibles implicancias para la formación de professores : una mirada para las perspectivas de Ibn Turk, Al Khowarizmi y Agnesi.
Título(s) alternativo(s): Resolução de equações quadráticas e possíveis implicações para a formação de professores : um olhar para as perspectivas de Ibn Turk, Al Khowarizmi e Agnesi.
Resolution of quadratic equations and possible implications for teacher education : a look at the perspectives of Ibn Turk, Al Khowarizmi and Agnesi.
Autor(es): Moura, Roseli Alves de
Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
Tinti, Douglas da Silva
Palavras-chave: Historia de la matemática
Data do documento: 2022
Referência: MOURA, R. A. de; OLIVEIRA, D. P. A.; TINTI, D. da S. Resolución de ecuaciones cuadráticas y posibles implicancias para la formación de professores: una mirada para las perspectivas de Ibn Turk, Al Khowarizmi y Agnesi. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 80-93, 2022. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emd/article/download/59202/40696>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Resumo: El presente trabajo tiene como objetivo presentar una metaanálisis acerca de tres estudios que focalizaron, desde la perspectiva de la Historia de la Matemática, diferentes abordajes para resolución de ecuaciones cuadráticas, superando la perspectiva clásica presentada en las escuelas de educación básica. Tales resultados nos permitieron percibir la necesidad de (re)pensar espacios y propuestas dirigidas a la formación de profesores, de modo que se propicie un escenario en que se vuelquen y se discutan diferentes perspectivas y construcciones históricas. Tales consideraciones evocan la posibilidad de sensibilización y ampliación de comprensiones acerca del proceso histórico en el tratamiento de diferentes objetos y conceptos matemáticos.
Resumo em outra língua: O presente trabalho objetiva apresentar uma metanálise acerca de três pesquisas que focalizaram, sob a ótica da História da Matemática, diferentes abordagens para resolução de equações quadráticas, superando a perspectiva clássica apresentada nas escolas de educação básica. Tais resultados nos permitiram perceber a necessidade de se (re)pensar espaços e propostas voltadas à formação de professores, de modo a propiciar um cenário em que se debruce e se discuta diferentes perspectivas e construções históricas. Tais considerações evocam a possibilidade de sensibilização e ampliação de compreensões acerca do processo histórico no tratamento de diferentes objetos e conceitos matemáticos.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17156
ISSN: 2358-4122
Licença: O periódico Ensino da Matemática em Debate permite distribuição, remixagem, adaptação e criação da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2484>. Acesso em: 27 jun. 2023.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ResoluciónEcuacionesCuadráticas.pdf445,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.