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Título: Relação de estudantes do ensino médio com a matemática escolar : desdobramentos da pandemia de COVID -19 e do tempo integral.
Autor(es): Penna, Pedro de Oliveira Ribeiro
Orientador(es): Deodato, André Augusto
Palavras-chave: Educação matemática
Ensino médio
COVID-19
Data do documento: 2023
Membros da banca: Deodato, André Augusto
Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa
Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
Referência: PENNA, Pedro de Oliveira Ribeiro. Relação de estudantes do ensino médio com a matemática escolar: desdobramentos da pandemia de COVID-19 e do tempo integral. 2023. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Esta pesquisa de mestrado insere-se em um contexto educacional atípico, qual seja, o da implantação do Ensino Médio em Tempo Integral, durante o período da pandemia de COVID19 (e do Ensino Remoto Emergencial), em uma escola estadual de um município do interior de Minas Gerais. Nesse cenário, apontamos como objetivo deste estudo, investigar mudanças nas relações dos alunos com a Matemática Escolar, causadas pela pandemia e pela adoção do tempo integral enquanto política para escolas do EM na realidade estudada. Assim, com vistas a caracterizar o contexto desta pesquisa e a fundamentá-la teoricamente, estabelecemos um diálogo com autores que apresentam as funções da instituição escolar e que trazem à baila um debate sobre o dissenso de uma crise no sistema de educação pública. Além disso, ponderamos sobre a expectativa que se coloca no tempo integral como alternativa para solucionar os problemas que compõem tal crise. Ainda com o intuito de compreender desdobramentos da pandemia na escola, dadas as estratégias utilizadas no Ensino Remoto, apresentamos reflexões de pesquisadores que investigam o uso de Tecnologias Digitais. Cabe acrescentar que, assumindo um posicionamento epistemológico alinhado com a Educação Matemática Crítica, caracterizamos os principais conceitos nos quais nossa análise se ancora, dentre os quais se destaca, principalmente, o conceito de foregrounds. Com efeito, para atender ao objetivo proposto, construído a partir do referencial teórico anunciado, realizamos uma investigação de natureza qualitativa, na qual o material empírico foi produzido por meio da observação de 27 aulas de matemática e 12 de uma disciplina integradora intitulada ‘práticas experimentais’. Foram instrumentos que utilizamos durante essa observação o diário de campo, um questionário respondido por 36 alunos de uma turma do terceiro ano do ensino médio e entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro desses alunos e com o professor de matemática. Desse modo, depois de organizado o material empírico, construímos três eixos por meio dos quais compartilhamos a análise empreendida. Nesses eixos, percebemos que a falta de presencialidade e o formato do ensino remoto (com ações quase exclusivamente assíncronas) impactaram em certos prejuízos na relação dos discentes com a matemática. Percebemos também que o retorno do modelo presencial, concomitantemente ao tempo integral, não se mostrou garantia de se mitigar tais prejuízos. Tudo isso nos levou ao entendimento de que a escola teve fragilizados tanto seu papel de compartilhar conhecimento quando de colaborar com a socialização dos discentes. Não obstante, identificamos nos estudantes uma sensação de queda da participação da família no auxílio de seus estudos durante o Ensino Remoto. Tal aspecto, somado à questão socioeconômica, também se mostrou um fator complicador para relação dos discentes com a Matemática. Cabe acrescentar que notamos ainda não só que o caderno passou a ser mais utilizado como fonte de registro e de consulta, mas também que a câmera do celular passou a ser mais utilizada para registrar as anotações do professor. Tais fatos mostraram, em certa medida, influir na maneira que os estudantes passaram a realizar as provas de Matemática. Destacamos ainda que o acréscimo no número de aulas decorrentes do tempo integral colaborou para que houvesse instabilidade na frequência dos estudantes às aulas, fato que também impactou sua relação com a matemática. Por fim, a partir da análise do material empírico, identificamos elementos para afirmar que a organização e implementação do Ensino Médio em Tempo Integral – quando descompassada de um projeto de educação integral bem definido – pode prejudicar as pretensões futuras dos estudantes, inclusive, favorecendo a evasão escolar.
Resumo em outra língua: This master's research is inserted in an atypical educational context, that is, the implementation of Full-Time High School during the period of the COVID-19 pandemic (and the Emergency Remote Education), in a state school in a city in the interior of Minas Gerais. In this scenario, we aim to investigate changes in students' relationships with school mathematics caused by the pandemic and by the adoption of full time as a policy for high schools in the studied reality. Thus, in order to characterize the context of this research and to ground it theoretically, we established a dialogue with authors who present the functions of the school institution and who bring up a debate about the dissensus of a crisis in the public education system. Moreover, we ponder on the expectation placed on full time as an alternative to solve the problems that make up such crisis. Still with the purpose of understanding the unfolding of the pandemic at school, given the strategies used in Remote Learning, we present reflections from researchers who investigate the use of Digital Technologies. It is worth adding that, assuming an epistemological position aligned with Critical Mathematics Education, we characterize the main concepts on which our analysis is anchored, among which stands out, mainly, the concept of foregrounds. Indeed, to meet the proposed goal, built from the announced theoretical framework, we conducted a qualitative research, in which the empirical material was produced through the observation of 27 mathematics classes and 12 of an integrative subject entitled 'experimental practices'. The instruments we used during this observation were the field diary, a questionnaire answered by 36 students from a third year high school class, and semi-structured interviews with four of these students and with the math teacher. Thus, after organizing the empirical material, we built three axes through which we share the analysis undertaken. In these axes, we perceived that the lack of presence and the remote teaching format (with almost exclusively asynchronous actions) impacted on certain prejudices in the students' relationship with mathematics. We also noticed that the return of the presential model, concomitantly with full time, was not a guarantee to mitigate these damages. All this led us to the understanding that the school had weakened both its role in sharing knowledge and in collaborating with the socialization of the students. Nevertheless, we identified in the students a sensation of a decrease in the family's participation in the support of their studies during the Remote Schooling. This aspect, added to the socioeconomic issue, also proved to be a complicating factor for the students' relationship with Mathematics. It is worth adding that we also noticed that not only the notebook became more used as a source of records and consultation, but also that the cell phone camera became more used to record the teacher's notes. These facts have shown, to a certain extent, to influence the way that students began to take math tests. We also emphasize that the increase in the number of classes due to the full time program contributed to an instability in the students' class attendance, a fact that also impacted their relationship with mathematics. Finally, based on the analysis of the empirical material, we identified elements to affirm that the organization and implementation of Full-Time High School - when not accompanied by a well-defined project of comprehensive education - can harm the students' future intentions, including by favoring school dropout.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16600
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/07/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)

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