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Título: Tecnologias digitais em geometria espacial no ensino médio : experiências e perspectivas no contexto do ensino híbrido.
Autor(es): Pacheco, Claudio Bernardo Lucio
Orientador(es): Reis, Frederico da Silva
Martins, Eder Marinho
Palavras-chave: Ensino híbrido
Ensino médio
Geometria espacial
Matemática - estudo e ensino - inovações tecnológicas
Data do documento: 2023
Membros da banca: Reis, Frederico da Silva
Martins, Eder Marinho
Paiva, Maria Auxiliadora Vilela
Santos, Marli Regina dos
Referência: PACHECO, Claudio Bernardo Lucio. Tecnologias digitais em geometria espacial no ensino médio : experiências e perspectivas no contexto do ensino híbrido. 2023. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa que objetivou, de forma geral, investigar a utilização de Tecnologias Digitais em Geometria Espacial, na perspectiva de professores de Matemática do Ensino Médio, no contexto do Ensino Híbrido. O referencial teórico-bibliográfico foi constituído por diversas produções científicas relacionadas ao Ensino de Geometria Espacial e às Tecnologias Digitais na Educação Matemática, além de trabalhos recentes relacionados a novas experiências e perspectivas para o Ensino Híbrido. A metodologia de pesquisa foi, basicamente, qualitativa em seus pressupostos e métodos e contemplou a realização de uma pesquisa de campo com professores de Matemática do Ensino Médio, matriculados na disciplina eletiva intitulada Tecnologias Digitais na Educação Matemática do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, oferecida no 1o semestre letivo de 2022. A partir da elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades exploratórias relacionadas a conceitos de Geometria Espacial no Ensino Médio, com a utilização dos softwares dinâmicos Poly e GeoGebra 3D, identificamos um conjunto de contribuições para o ensino de Geometria Espacial, tais como a visualização e o dinamismo proporcionados pelos softwares, e também contribuições para a formação dos professores participantes, tais como a construção conjunta de seus conhecimentos de conteúdo, pedagógico e tecnológico. Concluímos, ainda, que toda a dinâmica de execução das atividades exploratórias buscou evidenciar a compreensão, a reconstrução e consolidação das características e propriedades geométricas nos conteúdos elencados e, assim, perspectivamos uma proposta de ressignificação do ensino de Geometria Espacial para além da aplicação de fórmulas. Por fim, nas considerações finais, apontamos para a necessidade de um (re)pensar sobre o Ensino Híbrido, à luz das possibilidades de integração das Tecnologias Digitais na Educação Matemática.
Resumo em outra língua: This dissertation presents research that aimed, in general, to investigate the use of Digital Technologies in Spatial Geometry, from the perspective of High School Mathematics teachers, in the context of Blended Learning. The theoretical-bibliographical reference was constituted by several scientific productions related to the Teaching of Spatial Geometry and Digital Technologies in Mathematics Education, in addition to recent works related to new experiences and perspectives for Blended Learning. The research methodology was, basically, qualitative in its assumptions and methods and included carrying out field research with High School Mathematics teachers, enrolled in the elective discipline entitled Digital Technologies in Mathematics Education of the Master in Mathematics Education of the Federal University of Ouro Preto, offered in the 1st semester of 2022. From the elaboration, development and evaluation of exploratory activities related to concepts of Spatial Geometry in High School, with the use of the dynamic software Poly and GeoGebra 3D, we identified a set of contributions for the teaching of Spatial Geometry, such as the visualization and dynamism provided by the software, and also contributions to the training of participating teachers, such as the joint construction of their content, pedagogical and technological knowledge. We also conclude that all the dynamics of carrying out the exploratory activities sought to highlight the understanding, reconstruction and consolidation of the geometric characteristics and properties in the listed contents and, thus, we envisage a proposal for re-signification of the teaching of Spatial Geometry beyond the application of formulas. Finally, in the final considerations, we point to the need to (re)think Blended Learning, in light of the possibilities of integrating Digital Technologies in Mathematics Education.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16534
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Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Acadêmico (Dissertações)

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