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Título: “Tô aprendendo a sonhar” : narrativas de jovens e sua relação com a escola.
Título(s) alternativo(s): “I’m learning to dream” : narratives of youth and teir relationship with school.
Autor(es): Nunes, Célia Maria Fernandes
Pádua, Karla Cunha
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Palavras-chave: Juventudes
Educação
Filme
Data do documento: 2021
Referência: NUNES, C. M. F.; PÁDUA, K. C.; ARAÚJO, R. M. B. de. “Tô aprendendo a sonhar”: narrativas de jovens e sua relação com a escola. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 6, n. 18, p. 635-650, maio/ago. 2021. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11883>. Acesso em: 06 jul 2022.
Resumo: A arte cinematográfica tem se apresentado como potencializadora de ricas narrativas a partir de diferentes sujeitos, aspectos e abordagens. Percorrendo esse caminho, analisamos o documentário Nunca me sonharam que apresenta, na diversidade e singularidade das narrativas, as expectativas de vida e de futuro de jovens que frequentam as escolas públicas do Brasil. Optamos pela utilização do enfoque hermenêutico e narrativo para analisar os acontecimentos da vida narrados no filme, tomando como foco a relação dos jovens com a escola. Dessa forma, buscamos produzir uma análise narrativa que lança luz às falas dos jovens inserindo-as em uma história significativa, preservando os elementos singulares e aspirando uma com- preensão de sua particular complexidade. Falamos de jovens que vivem a sua condição juvenil na diversidade de experiências, sonhos e expectativas de vida. A centralidade dessas vozes e a diversidade desses estudantes podem mobilizar reflexões sobre a desigualdade social em nosso país e o papel fundamental da educação e da escola. O diálogo com suas narrativas nos revela que “tem muitas coisas que queremos dizer, mas não podemos”, que “tem muito sonho. Muita ideia. Pouca gente escutando pra realizar”.
Resumo em outra língua: The cinematographic art has presented itself as potentializer of rich narratives from different subjects, aspects and approaches. Following this path, we analyze the documentary “Nunca me Sonharam” which presents, in the diversity and uniqueness of the narratives, the expectations of life and future of young people who attend public schools in Brazil. We chose to use a hermeneutic and narrative approach to analyze the life events narrated in the film, focusing on the relationship of young people with the school. In this way, we seek to produce a narrative analysis that sheds light on the speeches of young people, inserting them into a meaningful story, preserving the singular elements and aspiring to an understanding of their particular complexity. We speak of young people who live their youthful condition in the diversity of experiences, dreams and life expecta- tions. The centrality of these voices and the diversity of these students can mobilize reflections on social inequality in our country and the fundamental role of education and schools. The dialogue with their narratives reveals that “there are many things we want to say, but we can’t”, that “there are many dreams. Lots of ideas. Few people listening to accomplish it”.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16236
DOI: https://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p635-650
ISSN: 2525-426X
Licença: O periódico Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1376>. Acesso em: 25 maio 2022..
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