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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14504
Título: | Etnomodelagem como um movimento de globalização nos contextos da etnomatemática e da modelagem. |
Título(s) alternativo(s): | Ethnomodelling as glocalization movement in the contexts of the Mathematics and Modelling. |
Autor(es): | Rosa, Milton Orey, Daniel Clark |
Palavras-chave: | Abordagem global Abordagem local Global approach Local approach |
Data do documento: | 2020 |
Referência: | ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem como um movimento de globalização nos contextos da Etnomatemática e da Modelagem. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista, v. 5, n. 11, p. 258-283, jan./abr. 2020. Disponível em: <http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/565>. Acesso em: 25 ago. 2021. |
Resumo: | A sociedade A conscientização sobre o desenvolvimento dos conhecimentos local (êmico) e global (ético) é um objetivo importante para a condução de investigações em Etnomodelagem. O conhecimento local é relevante para uma compreensão intuitiva e empática das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas no decorrer da história. Enquanto o conhecimento global é importante para as comparações transculturais que exigem categorias analíticas padronizadas que possibilitam a comunicação entre sistemas de conhecimento matemático distintos. A glocalização utiliza os conhecimentos matemáticos local e global por meio do diálogo simétrico e da interação, pois busca a tradução entre esses sistemas. O objetivo desse artigo teórico é discutirmos as abordagens matemáticas local, global e glocal que são necessárias para o desenvolvimento de pesquisas em Etnomodelagem. |
Resumo em outra língua: | The awareness about the development of both local (emic) and global (etic) knowledge is an important goal for the conduction of Ethnomodelling investigations. Local knowledge (emic) is relevant for an intuitive and empathic understanding of mathematical ideas, procedures, and practices developed throughout history. While global knowledge (etic) is important for the achievement of cross-cultural comparisons that demand standard analytical units and categories to enable communication between distinct mathematical systems. Glocalization uses both local and global mathematical knowledge by means of symmetrical dialogue and interaction through translation between these systems. Thus, the main objective of this theoretical article is to discuss the local, global, and glocal mathematical approaches that are necessary for the development of ethnomodeling investigations. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14504 |
DOI: | https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.565 |
ISSN: | 2526-2882 |
Licença: | O periódico Com a Palavra, o Professor permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) . Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1813>. Acesso em: 23 ago. 2021. |
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