Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12783
Título : Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história.
Otros títulos : Culture of history, public history, and history teaching : the investigation and the training of history teachers.
Autor : Abreu, Marcelo Santos de
Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
Fecha de publicación : 2019
Citación : ABREU, M. S. de; CUNHA, N. R. de C. Cultura de história, história pública e ensino de história : investigação e formação de professores de história. Revista História Hoje, v. 8, n. 15, p. 111-134, jun. 2019. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/527>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumen : O artigo avalia a maneira como estudantes de história se relacionam com a cultura de história. Primeiro, discutimos as relações entre cultura de história, história pública e ensino de história. Na segunda parte, avaliamos as políticas de formação e defendemos a investigação como princípio educativo para a formação. Na última, apresentamos a experiência de produção de narrativas curtas produzidas pelos estudantes sobre a cultura de história. Nas três partes, trazemos as vozes dos estudantes e sua reflexão sobre a cultura de história. Defendemos que esse método pode ser útil no questionamento das relações sensíveis e racionais que mantemos com a história.
metadata.dc.description.abstracten: The article assesses how students of History relate to the culture of History. First, we discuss the relationships between the culture of History, public History, and the teaching of History. The second part evaluates the policies for the formation of History teachers and defends research as an educational principle for their training. In the latter, we present the experience of producing short narratives produced by students about the culture of History. In the three parts, we bring the students’ voices and their reflection on the culture of History. We argue that this method can be useful in questioning the sensible and rational relations that we maintain with History.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12783
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20949/rhhj.v8i15.527
ISSN : 1806-3993
metadata.dc.rights.license: O periódico Revista História Hoje permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1408>. Acesso em: 28 set. 2020.
Aparece en las colecciones: DEHIS - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_CulturaHistóriaHistória.pdf505,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.