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dc.contributor.authorMol, Solange Maria-
dc.contributor.authorMatos, Daniel Abud Seabra-
dc.date.accessioned2020-09-01T15:07:38Z-
dc.date.available2020-09-01T15:07:38Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMOL, S. M.; MATOS, D. A. S. Uma análise sobre a taxonomia solo: aplicações na avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 30, n. 75, p. 722-747, set./dez. 2019. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/6593>. Acesso em: 03 jul. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1984-932x-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12672-
dc.description.abstractOs objetivos desta pesquisa são apresentar a Taxonomia SOLO como instrumento metodológico na avaliação educacional e realizar uma revisão da literatura sobre o uso dessa na avaliação educacional no Brasil. A SOLO é uma taxonomia cognitiva composta por cinco níveis que crescem em complexidade: 1) pré-estrutural; 2) uniestrutural; 3) multiestrutural; 4) relacional; e 5) abstrato estendido. Esses níveis são subdivididos em duas categorias de aprendizagem: superficial e profunda. A SOLO apresenta muitas aplicações: avaliação de sala de aula, avaliação externa, formação de professores, elaboração de questões, entre outras. O número reduzido de pesquisas encontradas confirma o pouco uso dessa taxonomia no cenário brasileiro. Assim a contribuição do nosso trabalho é apresentar a SOLO e seus usos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.titleUma análise sobre a taxonomia solo : aplicações na avaliação educacional.pt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of solo taxonomy : applications in educational evaluation.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/). Fonte: o próprio artigo.pt_BR
dc.description.abstractenThis study aimed to present the SOLO Taxonomy as a methodological tool in educational assessment and to conduct a review of the literature about its use in educational assessment in Brazil. SOLO is a taxonomy comprised of five hierarchical levels of cognitive complexity: 1) prestructural; 2) unistructural; 3) multistructural; 4) relational; and 5) extended abstract. These levels are divided into two categories of learning: surface and deep. The SOLO presents many applications: classroom assessment, large scale assessment, teacher training, item formulation, among others. The reduced number of studies confirms the little use of this taxonomy in Brazil. Thus, our study contribution is to present SOLO and its uses.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.18222/eae.v30i75.6593pt_BR
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