Gomes, Valdete Aparecida Fernandes MoutinhoNunes, Célia Maria FernandesPádua, Karla Cunha2020-09-012020-09-012019GOMES, V. A . F. M.; NUNES, C. M. F.; PÁDUA, K. C. Condições de trabalho e valorização docente: um diálogo com professoras do ensino fundamental I. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, Brasília, v. 100, n. 255, p. 277-296, maio/ago. 2019. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3733>. Acesso em: 03 jul. 2020.2178-6681http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12669Este artigo discute as condições de trabalho, consideradas importantes para a valorização docente e para a satisfação profissional dos professores. Apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou investigar a valorização docente com base em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio do entrecruzamento de referencial teórico sobre a temática e da análise de entrevistas narrativas realizadas com cinco professoras da rede municipal de uma cidade de Minas Gerais, a pesquisa ressaltou vários fatores referentes às condições de trabalho docente e à complexidade das atividades concretas de exercício da profissão. Entre outras questões, a remuneração docente, o plano de carreira, a avaliação de desempenho e a infraestrutura física e material das escolas se destacaram como importantes aspectos que influenciam o modo de ser e estar na docência. O estudo também mostrou que a precariedade de algumas questões referentes às condições de trabalho pode favorecer o abandono da profissão e o adoecimento docente, o que aponta para a necessidade de políticas de melhoria das condições de trabalho e de cuidado da saúde dos professores.pt-BRabertoValorização do professorCondições de trabalho e valorização docente : um diálogo com professoras do ensino fundamental I.Teachers’ appreciation and working conditions : a dialogue with those teaching in the early-years of elementary education.Artigo publicado em periodicoEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR). Fonte: o próprio artigo.https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i255.4146