Santos, Francely Aparecida dosJanuario, Gilberto2022-03-032022-03-032020SANTOS, F. A. dos; JANUARIO, G. Cenários do currículo de matemática na educação infantil sob o olhar das professoras dos CEMEI. VIDYA, Santa Maria, v. 40, n. 2, p. 43-63, jul./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/3323>. Acesso em: 25 ago. 2021.0104-270Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14606O artigo situa-se no campo de estudo sobre currículos de Matemática, no qual apresentamos resultado de uma pesquisa que investigou a compreensão revelada por um grupo de professoras da Educação Infantil em relação à Matemática e ao seu currículo. Os dados de análise referem-se à colaboração de oito professoras, coletados a partir de entrevista semiestruturada. Trata-se de um estudo de caso, em que o marco teórico se reporta ao currículo como proposta de formação e constituição de identidades; à Matemática como instrumento que contribui para o desenvolvimento das crianças; às crenças e concepções acerca de currículo e do papel da Matemática nas práticas de ensinar e aprender. Os resultados indicam que as professoras não têm dificuldades de identificar como o currículo de Matemática está inserido na prática cotidiana de sua própria atuação em sala de aula; que as dificuldades estão relacionadas à busca, planejamento e elaboração das atividades cotidianas relativas à Matemática.pt-BRabertoEducação matemáticaCrenças e concepçõesMathematics educationBeliefs and conceptionsCenários do currículo de matemática na educação infantil sob o olhar das professoras dos CEMEI.Mathematical curriculum scenarios in child education under vision of teachers of CEMEI.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Vydia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Vydia <http://periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA>. Acesso em: 11 out. 2019.https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3323