Ferreira, Karine AraújoAlcântara, Rosane Lúcia Chicarelli2015-05-222015-05-222012FERREIRA, K. A.; ALCÂNTARA, R. L. C. Uma discussão sobre as diferentes classificações da estratégia de postponement. Revista de Ciência & Tecnologia, v. 13, p. 53-63, 2012. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/cienciatecnologia/article/view/992>. Acesso em: 09 abr. 2015.0103-8575http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5439A estratégia de postponement é cada vez mais utilizada por empresas preocupadas em gerenciar a complexidade e a variedade crescente de produtos. Em sua essência, o postponement consiste em adiar o máximo possível qualquer deslocamento e/ou configuração final de produtos até que a demanda seja conhecida. Nos últimos anos, este tema tem despertado o interesse de acadêmicos e executivos em diversos países. Apesar da atenção crescente ao tema, poucos trabalhos abordam as diferenças conceituais entre as diversas classificações de postponement apresentadas em mais de 60 anos de literatura sobre o tema e em diferentes áreas de pesquisa. Assim, neste artigo procurar-se-á investigar e apresentar essas classificações, identificando suas semelhanças e diferenças. A abordagem de pesquisa realizada é a qualitativa, sendo o método caracterizado como teórico-conceitual, voltado à busca e à revisão da literatura sobre a estratégia de postponement.pt-BRPostergaçãoCustomização em massaGestão da cadeia de suprimentosPostponementMass customizationUma discussão sobre as diferentes classificações da estratégia de postponement.A discussion on the different classifications of the postponement strategy.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Ciência e Tecnologia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Ciência e Tecnologia <http://www.revista.unisal.br/sj/index.php/123/index>. Acesso em: 19 jan. 2017.http://dx.doi.org/10.15600/2238-1252/rct.v17n33p53-63