Reis, Frederico da SilvaOliveira, João Lucas de2016-07-282016-07-282016OLIVEIRA, João Lucas de. A utilização de softwares dinâmicos no Ensino de Análise Real: um estudo sobre a construção do conceito de Integral de Riemann. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6643Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa objetiva investigar os processos de ensino e aprendizagem de Integral de Riemann em disciplinas de Análise Real, oferecidas em cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática, a partir da utilização de softwares dinâmicos. Especificamente busca-se identificar as possíveis contribuições da utilização do software GeoGebra a esses processos dessa disciplina. O trabalhou fundamenta-se teoricamente em pesquisas sobre Processos do Pensamento Matemática Avançado, Significados da Integral e Rigor e Intuição nos processos de Ensino e Aprendizagem do Cálculo e Análise. A pesquisa é de cunho qualitativo, sendo um estudo de caso, pois se busca a compreensão de determinado grupo de professores, separados em duplas, de duas universidades federais do estado de Minas Gerais. Como maneira de alcançar os objetivos, foram elaboradas, implementadas e avaliadas atividades de exploração visual e numérica relacionadas ao conceito de Integral de Riemann nos respectivos laboratórios dessas universidades mineiras. Os resultados apontaram que a utilização do software GeoGebra contribui para uma possível discussão entre professores e alunos no que tange a construção e ressignificação do conceito de Integral de Riemann na Análise e/ou na transição entre o Cálculo e a Análise, os conceitos subjacentes ao de Integral destas disciplinas, assim como na possibilidade de discussões de conteúdos da Integral de Lebesgue. Assim, destacam-se algumas possiblidades de abordagem dos processos de ensino e aprendizagem do conteúdo de Integral aos Professores de Análise, possibilitando-os fazer um paralelo com os significados intuitivos advindos do Cálculo, a fim de serem provados na Análise.pt-BRabertoEnsino auxiliado por computadorCálculo - ensinoMatemática - ensino superiorIntuiçãoA utilização de softwares dinâmicos no Ensino de Análise Real : um estudo sobre a construção do conceito de Integral de Riemann.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/07/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.