Carvalho, Renata Cristina de SouzaFranco, Marco Antônio Melo2023-08-212023-08-212022CARVALHO, R. C. de S.; FRANCO, M. A. M. Práticas no campo educacional: o que dizem as pesquisas. Linhas Críticas, v. 28, artigo e43047, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/43047/33404>. Acesso em: 06 jul. 2023.1981-0431http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17318Considerando a polissemia que o termo prática invoca e suas manifestações no campo educacional, objetivou-se investigar os principais conceitos e evidenciar os contextos relacionados a esse tema na formação docente e no que tange ao ensino de Ciências. Foi realizada uma revisão sistemática com buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, num recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 a 2021. Tem-se que os trabalhos apresentam a concepção de prática como uma importante abordagem que promove a eficácia do fazer educativo e pedagógico. Nota-se uma reduzida produção científica sobre o tema em relação à formação docente nos cursos de Pedagogia e de Ensino de Ciências.pt-BRabertoPráticas educativasRevisão sistemáticaFormação inicial docenteCiênciasPráticas no campo educacional : o que dizem as pesquisas.Prácticas en el campo educativo : lo que dice la investigación.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.26512/lc28202243047