Ferreira, Karine AraújoAlcântara, Rosane Lúcia ChicarelliChaves, Gisele de Lorena Diniz2015-05-222015-05-222011FERREIRA, K. A.; ALCÂNTARA, R. L. C.; CHAVES, G. L. D. Uma caracterização de medidas de desempenho para avaliar o postponement: estudos de caso em empresas da indústria de alimentos. Revista Produção Online, v. 11, p. 418-446, 2011. Disponível em: <http://producaoonline.org.br/rpo/article/view/655>. Acesso em: 09 abr. 2015.1676-1901http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5459O postponement, que consiste em retardar a configuração final e/ou movimentação de produtos até que os pedidos dos consumidores sejam recebidos, é uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas preocupadas em gerenciar a complexidade e a variedade crescente de produtos. Apesar de 60 anos de investigação sobre o tema, pouco ainda se sabe sobre os resultados de sua aplicação, principalmente na indústria brasileira de alimentos, onde o conceito é ainda pouco discutido. Embora vários autores apontem diferentes medidas para avaliar o desempenho logístico e da cadeia de suprimentos, existem poucos trabalhos que retratem quais destas seriam medidas adequadas para avaliar os impactos do postponement. Assim, nesta pesquisa buscou-se investigar como a estratégia de postponement é aplicada em empresas da indústria de alimentos e quais as medidas de desempenho passíveis de serem usadas para avaliar os resultados dessa aplicação. Para atender estes objetivos, foram desenvolvidos seis estudos de caso em empresas do segmento de fabricação de sucos e conservas de frutas. Os resultados obtidos propiciaram confrontar as medidas de desempenho encontradas na literatura com as indicadas na pesquisa empírica e sistematizá-las de forma a obter uma possível relação de medidas para avaliação da estratégia de postponement.pt-BRMedidas de desempenhoPostergaçãoPostponementFood companiesUma caracterização de medidas de desempenho para avaliar o postponement : estudos de caso em empresas da indústria de alimentos.A characterization of performance measures for measuring postponement strategies: case studies in food companies.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Produção Online estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Produção Online <http://producaoonline.org.br/rpo/index>. Acesso em: 25 jul. 2019.https://doi.org/10.14488/1676-1901.v11i2.655