Silva, Marlon Garcia2021-07-292021-07-292020SILVA, M. G. Ontogênese do estético e vissungos: cantos de trabalho dos negros escravizados na mineração. Revista Katalysis, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 348-356, maio/ago. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rk/a/DRKPbb5PgDTtyBL3Hr8cRNF/?lang=pt>. Acesso em: 24 maio 2021.1982-0259http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13441O artigo, num primeiro movimento, recupera categorias da estética marxista e trata em termos gerais da ontogênese do ritmo, do canto, das categorias da autoconsciência e da antropomorfização de caráter estético, dimensionando a capacidade humana de dominar por essas vias o entorno e as forças socialmente desencadeadas; num segundo movimento, são tratados os vissungos, cantos de trabalho, resistência e luta dos negros escravizados nas atividades da mineração, numa discussão de suas bases de entificação e função social, quando as categorias estéticas inicialmente tratadas em termos ontogenéticos reaparecem e são tratadas de forma concreta, no âmbito de uma formação social específica.pt-BRabertoMarxismoOntogênese do estético e vissungos : cantos de trabalho dos negros escravizados na mineração.Ontogenesis of the aesthetic and vissungos : work songs of the slaved in mining.Artigo publicado em periodicoEsta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR), que permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais e que você forneça o devido crédito aos autores e a fonte, insira um link para a Licença Creative Commons e indique se mudanças foram feitas. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.1590/1982-02592020v23n2p348