Ungheri, Bruno OcelliSilva, Gabriel Luiz daFalcão, DeniseFerreira, Renato MeloSoares, Everton Rocha2022-11-012022-11-012022UNGHERI, B. O. et al. Educação física e Covid-19: o que dizem os protocolos de volta às aulas presenciais. Revista Pensar a Prática, v. 25, 2022. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/fef/article/view/68321>. Acesso em: 11 out. 2022.1980-6183http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15715Diante do cenário causado pela SARS-CoV-2, este estudo buscou identificar diretrizes das unidades da federação brasileira e refletir sobre os impactos na Educação Física no retorno presencial. Analisou-se quatorze documentos oficiais elaborados até setembro de 2020, utilizando-se de Análise de Conteúdo. Identificaram-se diretrizes gerais de higienização para prevenção do contágio no ambiente escolar e orientações específicas à Educação Física, como reorganização dos espaços, proibição de eventos e atividades coletivas, suspensão de atividades esportivas e adoção de aulas teóricas. Concluiu-se que os protocolos abordam nuances próprias da Educação Física, mas são notáveis os limites de infraestrutura, recursos humanos e materiais para viabilizar o retorno seguro e igualitário.pt-BRabertoEscolaPandemiaSchoolPandemicEducação física e Covid-19 : o que dizem os protocolos de volta às aulas presenciais.Physical education and Covid-19 : what do the protocols for going back to presential classes say.Artigo publicado em periodicoEste é um artigo publicado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.5216/rpp.v25.68321