Barbosa, Lauren Angela Maria NogueiraMatos, Daniel Abud SeabraSoares, José Francisco2023-08-212023-08-212023BARBOSA, L. A. M. N.; MATOS, D. A. S.; SOARES, J. F. Descrição da competência leitora no ensino fundamental. Estudos em Avaliação Educacional, v. 34, artigo e09183, 2023. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/9183>. Acesso em: 06 jul. 2023.1984-932Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17303Esta pesquisa se propôs a elaborar objetivos de aprendizagem de leitura a partir da análise de sentenças descritoras de itens de avaliações externas em língua portuguesa. O principal referencial teórico foi a Taxonomia Revisada de Bloom, associada ao quadro conceitual do Programme for International Student Assessment 2018 de letramento em leitura. Foram usadas 1.813 sentenças descritoras, obtidas principalmente do Sistema de Avaliação da Educação Básica, a fim de elaborar um conjunto de objetivos com maior precisão dos termos nos enunciados que indicam o que se espera que os alunos aprendam. Como resultado, produziu-se um conjunto de 84 objetivos de aprendizagem de leitura que pode ser considerado uma síntese representativa da área de avaliação em leitura, com potencial de aplicação no ensino ou na avaliação.pt-BRabertoAvaliaçãoTaxonomia dos objetivos educacionaisObjetivos de aprendizagemDescrição da competência leitora no ensino fundamental.Descripción de la competencia lectora en la educación básica.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.18222/eae.v34.9183