Ferreira, Ana CristinaGislaine, Santana2016-09-142016-09-142016SANTANA, Gislaine. O professor de Matemática frente aos desafios dos anos iniciais da carreira. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6978Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro PretoEste trabalho teve por objetivo conhecer os acontecimentos que marcam o início da vida profissional do professor de matemática da Educação Básica, assim como identificar os desafios que o professor enfrenta nesse período, buscando, complementarmente, oferecer subsídios para o trabalho de formação, nos cursos de licenciatura em matemática. Procuramos responder a seguinte questão de pesquisa: Quais são os principais desafios e dificuldades que se colocam ao professor de matemática em início de carreira? As referências conceituais utilizadas no estudo provieram de pesquisas sobre a escolha da carreira docente, sobre a formação de professores de matemática para a Educação Básica e sobre os anos iniciais na carreira docente escolar. Os dados que permitiram formular nossa resposta para a questão de pesquisa foram extraídos da literatura especializada sobre o início da carreira docente e de entrevistas com seis professores de matemática, em início de carreira, que atuam em escolas da região de Ouro Preto e Itabirito. A análise dos dados aponta, como grandes desafios do professor em início de careeira, questões relativas ao desenvolvimento do processo de ensino, à criação e manutenção de um ambiente propício à aprendizagem na sala de aula, ao relacionamento com os pais dos alunos, à infraestrutura e administração das escolas, às condições de precariedade e instabilidade no emprego, entre outras. Tais desafios acabam gerando sentimentos ambíguos e instáveis em relação à eventual identificação do professor iniciante com a profissão docente escolar e, em alguns casos, projetam claramente necessidades formativas aos cursos de licenciatura em matemática, além da necessidade de uma estrutura de apoio institucional específico para esse período inicial do exercício profissional.pt-BRabertoMatemática - estudo e ensinoPrática de ensinoFormação de professoresO professor de matemática frente aos desafios dos anos iniciais da carreira.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/08/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.