Gomes, Ricardo CarlosSouza, Raquel Castro deCosta, Istefani Pontes da2024-09-122024-09-122023COSTA, Istefani Pontes da. A valorização da identidade vocal nas práticas teatrais : a escrevivência como criAção e subjetivAção da voz. 2023. 220 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18616Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.A autora propõe uma investigação acerca dos princípios epistemológicos que orientam a disciplina de expressão vocal na formação teatral e social des alunes, evidenciando o limiar entre os aspectos técnicos e subjetivos da voz no ensino de Teatro. Através de interlocuções dos autores contemporâneos bell hooks (2017; 2019), Audre Lorde (2019), Jota Mombaça (2015), Josette Féral (2015) e Caballero (2011), na edificação de um campo simbólico e subjetivo para a noção de voz, busca-se aliar esta noção à prática técnica da materialidade e da presentificação da voz no espaço físico ao evocar os conceitos de Francesca Della Monica e Conceição Evaristo (2008), alargando, dessa forma, as experiências do trabalho vocal em sala de aula. Ao tecer um paralelo entre as correntes de pensamentos feministas e decoloniais presentes no texto, a voz é concebida para além da técnica, refletindo acerca das extensões simbólicas da voz do indivíduo enquanto discurso social e questionador, além de conceber a noção de uma dramaturgia da voz na prática cênica. Consequentemente, busca-se evidenciar e questionar os aspectos eurocentrados, patriarcais e segregadores do modo hegemônico de se conceber a prática teatral ao ignorar as individualidades desses alunes, suas diversidades de gênero, de corpas e corpos, raça e origem social presentes em sala de aula. Ao desvelar os preconceitos estruturais e os silenciamentos impostos na reflexão e na prática do ensino de Teatro, propõe-se, em oposição, uma concepção de práticas pedagógicas com um viés feminista que dialogue, justamente, com questões sociais, subjetivas, pessoais e performáticas des própries alunes na prática cênica. Pretende-se, por fim, refletir esse entrelaçamento de ideias nas construções técnicas, subjetivas e ativas da identidade vocal des alunes em uma criAção cênica desenvolvida em sala de aula. Baseado nos desdobramentos do conceito de escrevivência de Evaristo (2008), temos como proposta performativa da palavra/texto para a voz em cena durante o processo de formação da atriz e do ator em Teatro. Sendo assim, abrem-se novos horizontes de percepção sobre a formação em teatro, fundamentalmente, a partir das vivências, das experiências, das ancestralidades, das interculturalidades, das espiritualidades e das diversidades de gêneros e de corpas e corpos desses indivíduos que falam e que atuam.ptabertoAttribution-NoDerivs 3.0 United StatesPedagogias teatraisPedagogias feministasExpressão vocalTeatroDramaturgia da vozA valorização da identidade vocal nas práticas teatrais : a escrevivência como criAção e subjetivAção da voz.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/08/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.