Dias, Janaina AmorimCardoso, LeandroOliveira, Leise Kelli deMatos, Bárbara AbreuLessa, Daniela AntunesSilva, Marconi Gomes da2022-10-072022-10-072021DIAS, J. A. et al. A influência do ambiente urbano na escolha do transporte ativo e sua relação com o sedentarismo: reflexões sobre o caso de Belo Horizonte (MG). Revista Transporte y Territorio, v. 25, p. 303-319, jul./dez. 2021. Disponível em: <http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/rtt/article/view/8820>. Acesso em: 29 abr. 2022.1852-7175http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15639Neste artigo é analisada a infl uência do ambiente urbano na escolha do transporte ativo e nos níveis de sedentarismo em Belo Horizonte. Para tanto, a regressão logística binária foi utilizada na identifi cação das variáveis que infl uenciam a escolha entre os modos ativos e o automóvel. Os resultados indicam a maior probabilidade de pessoas com maiores Índices de Massa Corporal optarem pelo automóvel. Para os responden- tes, a topografia e a distância são variáveis que influenciam nessa escolha. Ainda, a chance de utilização do transporte ativo diminui à medida que a renda aumenta e os níveis de sedentarismo são menores naqueles que utilizam esse modo. Por fim, neste estudo é sugerido que o ambiente urbano influencia a escolha pelo transporte ativo que, consequentemente, influencia os índices de sedentarismo. Essa compreensão é um importante instrumento para o planejamento e gestão da mobilidade, à luz da configuração e desenho do espaço urbano e da saúde pública.pt-BRabertoMobilidade urbanaMobilidade ativaUrban mobilityActive mobilityA influência do ambiente urbano na escolha do transporte ativo e sua relação com o sedentarismo : reflexões sobre o caso de Belo Horizonte (MG).Artigo publicado em periodicoEsta obra está bajo una Licencia Creati ve Commons Atribución-Comparti rIgual 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.34096/rtt.i25.8820