Oliveira, Breynner Ricardo deMartins, Lídia GonçalvesDuarte, Adriana Otoni Silva Antunes2018-10-162018-10-162017OLIVEIRA, B. R. de et al. Interação no ciberespaço e formação de professores : análise da sala de interação virtual do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 2, p. 1441-1461, ago./2017. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10078>. Acesso em: 16 jun. 2018.19825587http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10369Este artigo analisa a contribuição da Sala de Interação Virtual para o processo de mediação e supervisão do trabalho pedagógico no Programa Nacional Escola de Gestores (PNEG), na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É um dos resultados de uma pesquisa realizada com a equipe de formação do programa, cujo objetivo foi avaliar como os saberes docentes da equipe de formadores são mobilizados e se contribuem para a conformação de um saber polidocente; foram entrevistados 26 profissionais da equipe polidocente que atuaram no programa no período de 2013 a 2015. A análise de conteúdo foi assistida pelo software NVivo®. Os resultados indicam que a Sala de Interação Virtual é um espaço que promove rodadas de interações e trocas com outras pessoas da equipe, contribuindo para a implementação das ações de formação no ciberespaço.pt-BRabertoEducação a distânciaFormação continuada de professoresEducación a distanciaFormación continuada de profesoresSaber polidocenteInteração no ciberespaço e formação de professores : análise da sala de interação virtual do Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.Interacción en el ciberespaço y formación de profesores : análisis de la sala de interacción virtual del Programa Escola de Gestores en la Universidad Federal de Ouro PretoArtigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Rev. Ibero-Ameicana de Estudos em Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. Fonte: Revista Ibero-Ameicana de Estudos em Educação <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/about>. Acesso em: 28 jan. 2018.