Ribeiro, Daniella Borges2018-03-162018-03-162016RIBEIRO, D. B. Os planos nacionais de pós-graduação: qual a direção dada à produção de conhecimentos no Brasil? Libertas, v. 16, n. 2, p. 61-86, jul./dez. 2016. Disponível em: <https://libertas.ufjf.emnuvens.com.br/libertas/article/view/3048/2319>. Acesso em: 23 jan. 2018.1980-8518http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9652Este artigo tem como objetivo geral realizar uma breve análise sobre os Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG)1 procurando demonstrar o vínculo destes planos à concepção mercadológica da produção científica, ideia ainda mais aprofundada no VI PNPG. Trata-se de um estudo qualitativo que compreendeu levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Observa-se que o atual Plano Nacional de Pós-Graduação têm incentivado as parcerias entre os setores públicos e os privados para o desenvolvimento de pesquisas científicas e fomentado as assimetrias entre as diferentes áreas do conhecimento, além de induzir a produção de conhecimentos científicos para temas privilegiados pela agenda governamental.pt-BRabertoPós-graduaçãoTecnologiaPesquisaCiênciaOs planos nacionais de pós-graduação : qual a direção dada à produção de conhecimentos no Brasil?The national plans of postgraduation : what is the direction given to knowledge production in Brazil?Artigo publicado em periodicoO periódico Libertas permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1335>. Acesso em: 17 mar. 2020.https://doi.org/10.34019/1980-8518.2016.v16.18440