Abreu, Osvaldo Honório deReis, Frederico da Silva2012-12-052012-12-052011ABREU, O. H. de; REIS, F. da S. Uma discussão sobre o papel das definições formais no ensino e aprendizagem de limites e continuidade em Cálculo I. Educação Matemática Pesquisa, v. 13, n.3, p.439-459, 2011. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/download/7098/5999>. Acesso em: 05 dez. 2012.19833156http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1980Este artigo apresenta uma discussão sobre o papel das definições formais de limites e continuidade nos processos de ensino e aprendizagem de Cálculo I. Inicialmente, buscamos algumas contribuições de pesquisas na área de Educação Matemática no Ensino Superior. A seguir, descrevemos uma pesquisa realizada com alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Estatística de uma universidade pública, a partir da elaboração e aplicação de atividades envolvendo definições formais de limites e continuidade, analisadas à luz das relações entre intuição e rigor. Os resultados apontam para a necessidade de se repensar o papel das definições formais de limites e continuidade na perspectiva de um ensino que privilegie a construção de imagens e definições conceituais significativas para a aprendizagem.pt-BRDefinições formaisLimites e continuidadeEnsino de cálculoFormal definitionsLimits and continuityUma discussão sobre o papel das definições formais no ensino e aprendizagem de limites e continuidade em Cálculo I.A discussion on the role of formal definitions in the teaching and learning of limits and continuity in Calculus I.Artigo publicado em periodicohttp://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7098/5999