Borges, Priscila Monteiro2015-05-202015-05-202013BORGES, P. M. Os sinsignos icônicos nas 66 classes de signos: uma análise semiótica da fonte tipográfica Univers Revolved. Galáxia, v. 13, p. 174-186, 2013. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/14858>. Acesso em: 24 mar. 2015.1982-2553http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5413O potencial analítico dos modelos de três e dez classes de signos de C. S. Peirce é reconhecido pelos pesquisadores da área. O mesmo não se pode dizer do sistema de 66 classes. Pouco conhecido, pois foi deixado em aberto por Peirce, e ainda é alvo de muitas discussões a respeito de sua aplicabilidade. Com o propósito de mostrar o seu potencial analítico, este artigo apresentará uma análise dos sinsignos icônicos extraída de uma análise completa de uma fonte tipográfica fundamentada no sistema de 66 classes de signos. Além de corresponder à parte empírica de uma pesquisa teórica, que propõe de um modelo analítico com as 66 classes, a análise mostra detalhes da relação entre sinsignos icônicos e qualissignos que não podem ser percebidos nos sistemas com menos classes, o que é uma evidência da contribuição do sistema de 66 classes a semiótica.pt-BRSemiótica aplicadaTipografiaApplied semioticsTypographyOs sinsignos icônicos nas 66 classes de signos : uma análise semiótica da fonte tipográfica Univers Revolved.Iconic Sinsigns within Peirce’s system of 66 classes of signs : a semiotic analysis of the typeface Univers Revolved.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Galáxia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1982-2553>. Acesso em: 26 jan. 2017.