Nunes, Célia Maria FernandesAraújo, Regina Magna Bonifácio dePerucci, Leidelaine SergioGomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho2019-06-172019-06-172018NUNES, C. M. F. et al. Docência universitária: um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras. REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018. Disponível em: <http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5613>. Acesso em: 19 mar. 2019.2525-703Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11549Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em identificar e analisar os programas institucionais de formação continuada para os professores universitários nas Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras (federais e estaduais). Propomos a identificação e análise desses programas por meio de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir da consulta nas páginas eletrônicas das instituições. Os resultados nos permitem afirmar que a docência universitária na perspectiva de programas institucionais é bem recente e os investimentos, ainda, são poucos. Muitas instituições não possuem um programa específico, porém promovem ações formativas tais como seminários, encontros, palestras etc. Percebemos que a docência universitária desenvolvida nas IES possui diversos enfoques que podem servir de subsídios para se pensar a construção de políticas de formação continuada para professores que atuam com esse segmento de ensino assim como orientar o desenvolvimento de novos estudos e discussões sobre a temática no meio acadêmico.pt-BRabertoFormação docenteFormação continuadaProgramas de formaçãoTeacher trainingContinuing educationDocência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras.Artigo publicado em periodicoA Revista de Estudos Aplicados em Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim. <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1743>. Acesso em: 16 abr 2019.http://dx.doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5613