Gomes, Valdete Aparecida Fernandes MoutinhoNunes, Célia Maria FernandesPádua, Karla Cunha2020-09-012020-09-012019GOMES, V. A. F. M.; NUNES, C. M. F.; PADUA, K. C. Aspectos da valorização docente em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 433-451, dez. 2019. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5899>. Acesso em: 03 jul. 2020.2178-2679http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12671A valorização docente tem sido recorrentemente, enfatizada pelos profissionais e estudiosos da área educacional como um dos aspectos mais importantes para a construção de uma sociedade mais democrática e para a qualidade da educação. Com base nesse pressuposto, apresentamos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo consistiu em investigar a valorização docente, a partir de narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Mariana, Minas Gerais, em diálogo com referenciais teóricos sobre a temática. Constatamos que o conceito de valorização docente é polissêmico, envolve aspectos objetivos (formação, remuneração, condições de trabalho e carreira) e subjetivos (reconhecimento social e a realização profissional) e que ambos encontram-se imbricados na vida do/a professor/a. Com base nas narrativas das professoras pesquisadas, apontamos outros aspectos envolvidos nas condições de trabalho, para além das conquistas alcançadas no município, como a elevação salarial proporcionada pelo plano de carreira. Dessa forma, abordamos questões pouco exploradas nos estudos sobre a temática tais como: as relações professor-aluno, família-escola e entre os pares, experimentadas no exercício da profissão, mostrando como a importância atribuída pelas professoras a essas interações revelam a dimensão humana da docência e sua relação com a valorização docente.pt-BRabertoCondição docenteInterações humanasAspectos da valorização docente em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental.Aspects of teachers's valorization in narratives of professionals of the first years of elementary school.Artigo publicado em periodicoO periódico Práxis Educacional permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/989>. Acesso em: 28 ago. 2020.https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5899