Hamdan, Juliana CesárioVasconcellos, Flávia Cristina Lages2021-01-082021-01-082020VASCONCELLOS, Flávia Cristina Lages. Ideário educativo católico no ginásio São Francisco em Conceição do Mato Dentro: instrução, escolarização e formação moral de 1956-1979. 2020. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13043Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta dissertação de mestrado tem como objetivo estudar a história do Ginásio São Francisco, situado na cidade de Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais e as mudanças ocorridas neste contexto escolar, no período de 1956 a 1979. Inaugurado em 1918, o Ginásio foi dirigido até o seu fechamento, em 1979, pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Em 1964 com os militares no poder, vem à tona novas formas de organização social e mecanismos de controle, tudo isso acreditamos ter levado instituições de ensino, como o Ginásio São Francisco à reformulação de novos regulamentos, normas e mecanismos de controle. Dessa forma, nossos objetivos específicos são: pesquisar o ideário educacional católico do Ginásio São Francisco, no cotidiano escolar e nos processos educativos; analisar as relações político-sociais entre o Ginásio São Francisco e as mudanças que ocorriam na cidade de Conceição do Mato Dentro e compreender os principais elementos de controle educacional e suas representações no cotidiano escolar trazidos pelo momento político delineado neste marco temporal. A pesquisa é de natureza qualitativa e para seu desenvolvimento utilizamos duas abordagens metodológicas: a pesquisa documental e a história oral. Para isso, realizamos a análise dos discursos expressos e subliminares existentes nos documentos disponíveis e nos relatos de cinco ex-alunos do educandário. Os resultados dessa investigação apontam que o ideário católico se manteve atuante no cotidiano escolar do Ginásio São Francisco, especialmente entre os anos de 1964 a 1979. Com a análise do contexto escolar observamos que os mecanismos de controle, tiveram pequenos reflexos nas dependências do educandário através das práticas educativas e no cotidiano dos alunos. Consideramos que essa pesquisa contribuiu para o entendimento da construção dos processos educativos, sua evolução e as possíveis contradições no cotidiano escolar, nesse marco temporal.pt-BRabertoEducação - históriaContexto escolarConceição do Mato Dentro - MGInstituições religiosasIdeário educativo católico no ginásio São Francisco em Conceição do Mato Dentro : instrução, escolarização e formação moral de 1956-1979.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/12/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.