Peretta, Éden SilvaCarbogim, Bárbara de Souza2016-10-202016-10-202016CARBOGIM, Bárbara de Souza. Por uma poética política: tensões entre corpo e presença na dança de Tatsumi Hijikata. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7059Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.A presente dissertação denominada Por uma poética política: tensões entre corpo e presença na dança de Tatsumi Hijikata, pretende problematizar uma das matrizes poéticas da dança butô, lida aqui como uma vertente política no trabalho do dançarino japonês Tatsumi Hijikata. Por meio deste foco principal nos emaranhamos em discussões filosóficas acerca do corpo, do poder sobre o corpo e da presença. Confluímos, portanto, em um terreno onde a política vem a ser um elemento constitutivo da presença cênica de Hijikata, tangenciando as potencialidades de subversão do corpo biopolítico e abrindo possibilidades – por meio da arte – para a investigação de corpos inoperativos e despropositados. Ao aprofundar em questões metodológicas de criação do ankoku butô, arquitetamos o que poderia ser considerada uma poética política.pt-BRabertoCorpo como suporte da arteArte - aspectos políticosPor uma poética política : tensões entre corpo e presença na dança de Tatsumi Hijikata.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/07/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.