Neves, Luara Cristiane DouradoTonini, Adriana Maria2019-05-092019-05-092018NEVES, L. C. D.; TONINI, A. M. Estágio curricular supervisionado na educação profissional de nível médio em enfermagem e a persistência da centralidade do “saber fazer”. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 13, n. 1, p. 170-193, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://www.furb.br/atosdepesquisa/>. Acesso em: 13 fev. 2019.1809-0354http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11250Este artigo tem como objetivo apresentar as influências do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na formação profissional do Técnico em Enfermagem, segundo as perspectivas de estudantes egressos do período de práticas em campo. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze egressos do ECS de um Curso Técnico em Enfermagem, sendo suas narrativas submetidas à análise de conteúdo, de acordo com as proposições de Laurence Bardin (2011). A análise dos dados apontou uma forte convergência da formação prática, a supervalorização do saber fazer, a discrepância entre teoria e prática e a incisiva influência da precariedade do sistema de saúde público na formação desses profissionais.pt-BRabertoEstágio curricular supervisionado na educação profissional de nível médio em enfermagem e a persistência da centralidade do “saber fazer”.Supervised curricular internship in the nursing education at the technical level and the persistence of the “know-how” centrality.Artigo publicado em periodicoTodo o conteúdo do periódico Atos de Pesquisa em Educação, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Atos de Pesquisa em Educação <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 17 out. 2016.http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p170-193