Rodrigues Júnior, Adail Sebastião2012-09-252012-09-252012RODRIGUES JÚNIOR, A. S. Ethnography : method only or logic of inquiry in EFL research in Brazil? Trabalhos em Lingüística Aplicada, v. 51, n. 1, p. 35-49, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tla/v51n1/v51n1a03.pdf>. Acesso em: 25 set. 2012.01031813http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1419Este artigo exploratório coloca a seguinte questão: como tem sido usada a etnografia, como lógica de investigação, em pesquisas brasileiras no campo da Língua Inglesa como língua estrangeira (ILE)? Com o intuito de iniciar uma discussão nesse sentido, um corpus de trinta e sete resumos de dissertações de mestrado, disponível no Banco de Teses da CAPES, foi utilizado para investigar como a etnografia tem sido adotada como um procedimento orientador em pesquisas brasileiras nessa área. As palavras-chave ensino de línguas, etnografia e etnográfico (a) foram escolhidas para selecionar resumos que se relacionavam à etnografia e ao ensino de línguas, tanto como lógica de investigação, quanto ferramenta metodológica para coleta e análise de dados. Os resultados preliminares sugerem que a etnografia tem sido adotada mais como um instrumento para análise do que como lógica de investigação, fato que (i) explica os usos inadequados que mormente surgem das pesquisas nessa área do conhecimento e, consequentemente, (ii) mostra que a pesquisa em ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras deve preocupar-se em considerar desenhos metodológicos mais claros e específicos, no âmbito da Pesquisa Qualitativa.en-USForeign language teaching and learning researchEthnography as logic of inquiryQualitative researchPesquisa qualitativaEthnography : method only or logic of inquiry in EFL research in Brazil?Etnografia : apenas método ou lógica de investigação em pesquisas brasileiras no campo do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras?Artigo publicado em periodicoO periódico Trabalhos em Linguística Aplicada permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/860>. Acesso em: 21 fev. 2020.