Mozzer, Nilmara BragaOliveira, Thais Mara Anastácio2024-08-152024-08-152024OLIVEIRA, Thais Mara Anastácio. A experiência docente como recurso para a construção de saberes para ensinar com questões sociocientíficas. 2024. 358 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18255Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Neste trabalho investigamos como as experiências profissionais mobilizadas por professores de Ciências são usadas como recurso para a construção de saberes para ensinar com QSC. A partir de um levantamento sistemático da literatura da área argumentamos sobre a importância de se estudar os saberes docentes considerando-se a sua dimensão social. Nossa inserção no campo de pesquisa como observadoras participantes nos levou a propor três questões de pesquisa: (i) qual o papel atribuído pelos professores do grupo às experiências profissionais mobilizadas por eles nas interações discursivas?; (ii) como esses professores usavam essas experiências ao longo das suas interações discursivas no curso?; e (iii) quais relações podemos estabelecer entre a mobilização das experiências profissionais e a construção de saberes para ensinar com QSC naquele contexto e em contextos mais amplos? Orientadas por uma perspectiva etnográfica e apoiadas no estudo dos domínios e temas culturais e em alguns pressupostos da abordagem microetnográfica do discurso, investigamos a participação de um grupo de treze professores de Ciências em um curso intitulado “Questões sociocientíficas na formação continuada de professores de Ciências”, desenvolvido de forma online. Todos os encontros do curso foram gravados na própria plataforma. Para a construção dos dados recorremos à uma variedade de ferramentas etnográficas, como: observação participante; anotações de campo; entrevistas individuais com os professores e análise de artefatos produzidos por eles ao longo do curso. A partir de um movimento recursivo para a análise dos dados, identificamos domínios e temas culturais associados à participação dos professores na construção discursiva de saberes para ensinar com QSC, que nos permitiram uma visão mais holística da cena cultural, ao mesmo tempo em que focamos em detalhes mais específicos desta. Além disso, utilizamos a análise microetnográfica do discurso para evidenciar como construímos aqueles domínios culturais e para fornecer evidências materiais que nos permitissem responder às nossas questões de pesquisa. Identificamos que as experiências profissionais mobilizadas pelos professores eram compostas por uma variedade de elementos, que atuavam como recursos para a construção de saberes para ensinar com QSC. Dentre estes destacam- se saberes relacionados à natureza das QSC, à sua abordagem no ensino e às dificuldades dos estudantes. Essas aprendizagens estavam relacionadas aos usos que os professores faziam de suas experiências no discurso, os quais ampliavam ou restringiam suas oportunidades de aprender naquele contexto. Além disso, nosso estudo daquele grupo de professores de Ciências nos possibilitou compreender que a incorporação (ou não) de práticas pedagógicas voltadas para o ensino com QSC depende do alinhamento destas às demandas enfrentadas na profissão. Esperamos que as compreensões que alcançamos com essa investigação possam inspirar a promoção de cursos de formação continuada que busquem desenvolver cenários profícuos para a criação e manutenção de comunidades discursivas de professores nas quais o compartilhamento de suas experiências profissionais potencialize suas aprendizagens. Além disso, considerando o caráter social, contextual e situado dos saberes docentes, sugerimos que mais pesquisas sejam realizadas na tentativa de dar visibilidades a estes aspectos pela adoção de lógicas de investigação que assumam professores em interação uns com os outros como unidade de análise.ptabertoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United StatesProfessores - formaçãoSaberes do docenteProfessores de ciênciaEtnologia - metodologiaA experiência docente como recurso para a construção de saberes para ensinar com questões sociocientíficas.TeseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/06/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.