Silva, Karina Gomes Barbosa daCardoso, Rodrigo Castro Forte2024-08-162024-08-162024SILVA, K. G. B. de; CARDOSO, R. C. F. Decolonialidade, gênero e temporalidade na narrativa testemunhal de Larissa Sansour. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 27, jan./jun. 2024. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/download/87870/51309>. Acesso em: 01 ago. 2024.2238-0701https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18281Analisamos como a artista palestina Larissa Sansour reelabora o trauma palestino nos filmes de ficção científica No futuro, eles comiam da melhor porcelana e In vitro (codirigidos com Soren Lind), a partir das categorias de decolonialidade, gênero e temporalidade, em uma obra de teor testemunhal. Opera-se uma análise cultural crítica de inflexão feminista apoiada em teorias decoloniais e feministas do Sul global, em estudos de memória e trauma. A obra de Sansour faz emergir respostas gendradas ao trauma, que escapam à violência e convidam vidas precarizadas ao reconhecimento.ptabertoTraumaPalestinaLarissa SansourGêneroReconhecimentoDecolonialidade, gênero e temporalidade na narrativa testemunhal de Larissa Sansour.Descolonialidad, género y temporalidad en la narrativa testimonial de Larissa Sansour.Artigo publicado em periodicoO periódico Ação Midiática permite o armazenamento e acesso, em repositórios institucionais/digitais, a todos os pós-print da revista. Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5838>. Acesso em: 08 ago. 2024.http://dx.doi.org/10.5380/am.v27i1.87870