Boava, Fernanda Maria Felício MacêdoBoava, Diego Luiz TeixeiraSantos, Simone Aparecida dos2012-11-272012-11-272009BOAVA, F. M. F. M.; BOAVA, D. L. T.; SANTOS, S. A. dos. Representações sociais da prática empreendedora no ambiente organizacional de uma multinacional de extração mineral. Locus Científico, v. 3, n. 4, p. 96-106, out. 2009. Disponível em: <http://www.redetec.org.br/publique/media/REPRESENTA%C3%87%C3%95ES%20SOCIAIS%20DA%20PR%C3%81TICA%20EMPREENDEDORA-T1_4.pdf>. Acesso em: 27 nov. 201219816790http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1835O fenômeno empreendedor se destaca, na atualidade, por seu caráter inovador, podendo ocasionar desenvolvimento econômico. Esse destaque atribuído ao empreendedorismo no âmbito do mundo cotidiano desperta ainda o interesse de investigação de sua prática por parte da comunidade científica, ocorrendo, com isso, a criação de um conhecimento formal sobre o assunto. Nesse cenário, emerge uma problemática de pesquisa no tocante a forma como esse conhecimento científico é representado no meio comum. Isso se traduz na seguinte questão de pesquisa: Quais as representações sociais da prática empreendedora podem ser identificadas no universo do senso comum? No presente trabalho, esse universo do senso comum se limita ao contexto organizacional de uma empresa multinacional de extração mineral atuante na região do Quadrilátero Ferrífero, MG. Utiliza-se como referencial a teoria das representações sociais, sendo a natureza da pesquisa de ordem qualitativa e descritiva. Por fim, a pertinência desse trabalho encontra-se na produção de resultados capazes de evidenciar, ainda que de forma inicial, as dimensões relacionais existentes entre o conhecimento científico acerca da prática empreendedora e as representações sociais assimiladas sobre esse fenômeno, produzidas a partir da lógica da conversação entre indivíduos em um dado espaço de tempo e realidade delimitada, não havendo pretensão de generalização das conclusões logradas.pt-BRPrática empreendedoraRepresentações sociaisConhecimento científicoEntrepreneur practiceSocial representationsRepresentações sociais da prática empreendedora no ambiente organizacional de uma multinacional de extração mineral.Entrepreneurial pratica and social representation in a multinational enterprise devoted to mineral extraction.Artigo publicado em periodico