Altino Filho, Humberto VinícioNunes, Célia Maria FernandesFerreira, Ana Cristina2023-02-242023-02-242021ALTINO FILHO, H. V.; NUNES, C. M. F.; FERREIRA, A. C. Metodologias ativas e formação inicial : investigando reflexos na prática docente de professores de matemática. Pensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 19, n. 4, p. 1275-1292, 2021. Disponível em: <http://pensaracademico.facig.edu.br/index.php/pensaracademico/article/view/2768>. Acesso em: 06 jul 2022.1808-6136http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16234Este estudo teve como objetivo verificar se (e como) o uso de Metodologias Ativas na formação de professores de Matemática se reflete, em alguma medida, na prática docente de egressos que estão lecionando. A coleta de dados se deu por meio de: entrevistas com duas coordenadoras e com três egressos do curso em questão; questionário aplicado aos egressos dessa instituição formados entre 2014 e 2016; e observações de aulas dos três professores egressos. Os resultados evidenciam a existência de alguns reflexos das Metodologias Ativas na prática docente atual desses egressos, principalmente na mescla de momentos expositivos e momentos com formatos mais ativos ao longo das aulas de Matemática ministradas por eles, bem como na valorização das interações entre pares e nas tarefas práticas propostas. Observou-se, ainda, um destaque à aprendizagem em grupos, e, em alguns casos, à aprendizagem por projetos.pt-BRabertoEducação matemáticaFormação professores de matemáticaMetodologias ativas e formação inicial : investigando reflexos na prática docente de professores de matemática.Active methodologies and teachers education : investigating reflections in the teaching practice of mathematics teachers.Artigo publicado em periodicoO periódico Pensar Acadêmico permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2693>. Acesso em: 27 maio 2022.