Oliveira, João Lucas deReis, Frederico da Silva2018-10-192018-10-192017OLIVEIRA, J. L. de; REIS, F. S. Utilizando o GeoGebra para a construção do conceito de integral de Riemann no ensino de análise real. Vidya, Santa Maria, v. 37, p. 417-434, 2017. Disponível em: <https://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/view/2049>. Acesso em: 16 jun. 2018.0104270Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10401Este artigo apresenta uma pesquisa realizada sobre as contribuições da utilização do software GeoGebra aos processos de ensino e aprendizagem de Integral de Riemann em disciplinas de Análise Real, oferecidas em cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. A fundamentação teórica se deu em pesquisas sobre Processos do Pensamento Matemática Avançado, Rigor e Intuição no Ensino de Cálculo e Análise. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo um estudo de caso, pois se buscou a compreensão de professores de duas universidades federais do estado de Minas Gerais. Foram elaboradas e avaliadas atividades de exploração visual e numérica relacionadas ao conceito de Integral de Riemann. Os resultados apontaram que a utilização do software GeoGebra contribuiu para uma possível discussão entre professores e alunos no que tange à construção e ressignificação do conceito de Integral de Riemann na Análise e/ou na transição entre o Cálculo e a Análise.pt-BRabertoMathematics education in higher educationEducação matemática no ensino superiorUtilizando o GeoGebra para a construção do conceito de integral de Riemann no ensino de análise real.Using GeoGebra for the construction of the concept of Riemann integral in teaching real analysis.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Vydia estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Vydia <http://periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA>. Acesso em: 02 fev. 2017.