Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo2020-09-102020-09-102020TRIPODI, M. do R. F. Fronteiras em falso: a escrita da tensão memória-história em “O outro pé da sereia”, de Mia Couto, e “Bom dia Camaradas”, de Ondjaki. Revista Leitura, Maceió, v. 64, p. 144-153, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/8067>. Acesso em: 03 jul. 2020.2317-9945http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12722Discute-se, no presente trabalho, a reconstrução da identidade, por meio de processos desencadeados pela memória do vivido, mas, tendo como elemento central de análise, a produção do discurso formulado de um lugar discursivo que é do “Outro”, do colonizador. A análise da tensão de re-estruturação do “Eu”, a partir da língua desse Outro, é desenvolvida na perspectiva comparada de dois romances: “O outro pé da sereia”, de Mia Couto, e “Bom dia Camaradas”, de Ondjaki, considerando, em ambos, o processo de construção da identidade do narrador. Para tanto, utiliza-se como categoria teórica privilegiada os trabalhos localizados na interface da teoria da literatura, que trabalham com a temática do tempo e os estudos culturais.pt-BRabertoLiteraturaDiscursoIdentidadeFronteiras em falso : a escrita da tensão memória-história em “O outro pé da sereia”, de Mia Couto, e “Bom dia Camaradas”, de Ondjaki.Fake borders : the writing of memory-story tension in Mia Couto's “O outro pé da sereia” and Ondjaki's “Bom dia Camaradas”.Artigo publicado em periodicoO periódico Leitura permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1972>. Acesso em: 21 ago. 2020.https://doi.org/10.28998/2317-9945.2020n64p144-153