Freitas, Joelma de Fátima Rodrigues BatistaOrey, Daniel ClarkRosa, Milton2018-04-032018-04-032017FREITAS, J. de F. R. B.; OREY, D. C.; ROSA, M. Modelagem matemática como um Ambiente Virtual de aprendizagem. Boletim LABEM, v. 8, p. 35-56, n. 2017. Disponível em: <http://www.labem.uff.br/novo/index.php/labem/article/view/101>. Acesso em: 16 jan. 2018.23165383http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9815O principal objetivo desse artigo é analisar as contribuições que o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pode proporcionar para o desenvolvimento das dimensões crítica e reflexiva da Modelagem Matemática no processo de elaboração de modelos matemáticos. Esse estudo foi conduzido com 4 (quatro) alunos de um Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, de uma universidade federal, do estado de Minas Gerais. Como fundamentação teórica foi utilizada as Dimensões Crítica e Reflexiva da Modelagem Matemática, bem como as etapas de seu desenvolvimento em sala de aula. Os procedimentos metodológicos estão relacionados com o Estudo de Caso, que possibilitou a elaboração de categorias que emergiram da fase analítica e interpretativa dessa pesquisa. Assim, a Educação Ambiental emergiu como uma categoria relacionada com os temas poluição da água e do ar. A interpretação dos resultados mostra que a proposição da modelagem matemática em um ambiente virtual de aprendizagem favoreceu o desenvolvimento da criticidade e da reflexão dos alunos por meio da elaboração de projetos de modelagem matemática para demonstrar a sua aplicabilidade no estudo de situações-problema enfrentadas no cotidiano, com a utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados no AVA. Através destes projetos, os participantes desse estudo problematizaram, contextualizaram e investigaram a problemática escolhida para elaborar questionamentos visando buscar, coletar, selecionar, organizar e manusear as informações para refletirem de uma maneira crítica sobre a sua utilização na resolução de problemas cotidianos.pt-BRrestritoDimensões crítica e reflexivaEstudo de casoModelagem matemática como um Ambiente Virtual de aprendizagem.Artigo publicado em periodicohttp://www.labem.uff.br/novo/index.php/labem/article/view/101