Martins, Karine GonçalvesMendes, Soélis Teixeira do Prado2022-04-042022-04-042020MARTINS, K. G.; MENDES, S. T. do P. Variação na escrita infantil: realização x não realização do /R/ em coda silábica final. Letra Magna, v. 16, n. 25, p. 1577-1596, jan./jun. 2020. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigos_25/linguistica/letramagna25_ling_91_1577-1596.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2021.1807-5193http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14835Nosso objetivo é, de forma geral, apresentar os resultados da pesquisa de mestrado, realizado no Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem, POSLETRAS/UFOP, intitulada “Variação na escrita do /R/ final: uma análise em textos escritos e dados orais de alunos do Ensino Fundamental I” (MARTINS, 2019), a partir da qual buscamos refletir sobre parte do processo de aquisição da escrita pela criança. Nesta pesquisa, respaldamo-nos teoricamente na perspectiva psicogenética de compreensão da evolução da linguagem escrita; nas teorias que abordam a relação entre oralidade, fonologia e escrita e na Sociolinguística, mais especificamente na Sociolinguística Educacional. Para a constituição dos corpora realizamos a coleta de textos escritos e a gravação de áudios de dez alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola da rede pública estadual de um distrito da cidade de Mariana- MG. Com isso, verificamos as relações entre a fala e a escrita estabelecidas por esses alunos, a fim de compreendermos o fenômeno de variação supracitado, bem como suas hipóteses sobre a escrita. Os resultados, quanto à análise quantitativa, apontaram para um baixo índice de apagamento do /R/ na escrita, o que, a princípio, caracterizaria pouca influência da fala na escrita dos alunos. No entanto, ao analisarmos os mesmos resultados qualitativamente e, a partir do levantamento de outros tipos de erros escritos presentes nos textos dos alunos, cuja motivação encontra-se também na relação entre essas duas modalidades da língua, constatamos que há ainda grande influência da oralidade na escrita das crianças sujeitos desta pesquisa.pt-BRabertoAquisição da escritaOralidadeWriting acquisitionOralityVariação na escrita infantil : realização x não realização do /R/ em coda silábica final.Artigo publicado em periodicohttp://www.letramagna.com/artigos_25/linguistica/letramagna25_ling_91_1577-1596.pdf